VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA CONTINUA NO COMBATE À DENGUE

O trabalho de casa em casa para nebulização e conscientização da população é constante.

Os profissionais do Controle de Endemias, da Vigilância Epidemiológica (VE), da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Pedro estão nas ruas buscando combater os focos de criação do mosquito transmissor da Dengue.

Ações diárias estão sendo realizadas de casa em casa com conscientização e a aplicação da nebulização, mas mesmo assim, a equipe enfrenta dificuldades. “Não sabemos se é medo ou pura falta de conscientização, porém, mesmo com camisetas e identificação da Prefeitura, alguns moradores não autorizam os profissionais adentrarem em suas residências ou estabelecimentos comerciais. Nossos agentes estão em campo para enfrentarmos juntos o controle da doença”, ressaltou Gislene Nicolau dos Santos, enfermeira responsável pela VE.

No trabalho nas ruas, mesmo com algumas recusas, a equipe encontra pessoas como Antonia Viturina da Silva, de 47 anos, que acredita que o combate à dengue é de todos. “A ação da prefeitura é necessária para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Também devemos fazer nossa parte e abrir nossas portas para os profissionais fazerem seu trabalho. Tudo será para o bem da população”, garantiu.

De acordo com a SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo, dependendo do tamanho do imóvel, é possível nebulizar entre 60 e 70 residências por dia.

Doença: A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti infectada com o vírus da doença. Os sinais aparecem depois de um período de incubação, que pode ser de 3 a 15 dias, causando febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo e manchas pelo corpo. A evolução da doença pode ter consequências sérias. Em casos mais graves pode haver hemorragia e levar a morte do paciente. Em caso de suspeita, a pessoa deve procurar atendimento médico o mais rápido possível, se hidratar e evitar a automedicação. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3481-1162 ou (19) 3483-3241.

Dengue