Tratamento de Lodo garante economia de água e preservação do Meio Ambiente

Obra inaugurada na sexta-feira com a presença do deputado estadual Roberto Morais foi feita com recursos do Fehidro

Com a presença do deputado estadual Roberto Morais foi inaugurada nesta sexta-feira a Estação de Tratamento de Lodo do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), obra feita com investimento de R$ 2,1 milhões do Fehidro (Fundo Estadual dos Recursos Hídricos) e que garante economia de 2,4 milhões de litros de águas por mês, antes descartados após a lavagem dos filtros utilizados no sistema de tratamento de água da ETA (Estação de Tratamento de Água) 1, responsável pelo abastecimento de 70% de São Pedro.

“É uma obra importante para a cidade, que garante qualidade de vida e valoriza o uso de um bem tão precioso quanto a água”, disse o prefeito Helinho Zanatta, que agradeceu a todos os funcionários pelo empenho dedicado à obra, além de destacar as ações realizadas pelo deputado estadual Roberto Morais em favor da cidade.

O diretor-presidente do Saaesp e vice-prefeito Thiago Silva lembrou que a obra é resultado do esforço de várias pessoas que desde 2013 realizaram muitas ações para que a inauguração pudesse se concretizar. “Quero fazer um agradecimento especial a todos que se envolveram nesta obra e garantiram o funcionamento deste sistema moderno que existe em poucos municípios e agora em São Pedro também”.

“É motivo de orgulho vir a São Pedro, uma cidade governada de maneira inovadora, por um prefeito de visão diferenciada”, disse o deputado estadual Roberto Morais. Ele também destacou o apoio da Câmara de Vereadores.  “Nenhum Executivo trabalha sem apoio do Legislativo e por isso é possível realizar tantas ações na cidade”. O deputado ressaltou ainda que São Pedro ganha destaque ao realizar ações práticas para preservar a água, líquido precioso que é motivo de muitas preocupações quando o assunto é abastecimento.

CONTROLE DE PERDAS – A Estação de Tratamento de Lodo inaugurada nesta sexta-feira integra o Plano Diretor de Controle de Perdas elaborado com o objetivo de reduzir as perdas de água registradas nos municípios que integram as Bacias Hidrográficas do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Com a estação em funcionamento, serão economizados aproximadamente 600 mil litros de água por semana, volume usado para a limpeza dos tanques dos filtros utilizados no sistema de tratamento de água da ETA1 (Estação de Tratamento de Água). A tecnologia implantada é 100% brasileira.

Esta água usada na retrolavagem que antes era desperdiçada, agora passa por um processo de tratamento, que garante o retorno da água para o sistema de abastecimento. O resíduo retirado deste processo, uma espécie de barro, pode ser utilizado na agricultura para correção de solo e também na construção civil, para elaboração de calçamento, tijolos ou telhas.

Na solenidade de inauguração, acompanhada pelos vereadores Du Sorocaba, Robinho Pedrosa, Luiz Melado, Gilberto Ferreira, secretários municipais, servidores e convidados, os pastores Geraldo Alves da Silva e Ana Lúcia dos Santos fizeram uma oração.

SP-304 – O deputado estadual Roberto Morais anunciou que o novo secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Laurence Casagrande, nomeado na última quinta-feira pelo governador Geraldo Alckmin,  deve fazer no período de 20 a 30 dias uma inspeção na obra de duplicação da SP-304.  “Acreditamos que esta importante obra para toda a região vai ser concluída antes do prazo previsto de um ano”, disse.