São Pedro comemora Semana da Água

Dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água e para isso a Prefeitura de São Pedro e o Saaesp – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro – realizarão diversas atividades de conscientização sobre o uso racional da água, bem tão importante à humanidade.

As ações integram as comemorações dos 10 anos do Saaesp, que terá outros eventos acontecendo na próxima semana:

Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto – Horto Florestal – Março/2012

Ter 100% de esgoto tratado é a meta da atual administração do município de São Pedro. Os esforços para alcançar este índice já duram anos, e o resultado começa a aparecer. De acordo com o projeto da Prefeitura de São Pedro e do Saaesp, três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) serão construídas.

De acordo com o diretor presidente do Saaesp, Sergio Silva, a ETE do bairro Horto Florestal iniciará suas atividades em fase de teste por 30 dias e após esse período passará a tratar 15% do esgoto do município. A obra, realizada com recursos próprios da autarquia e do Governo Estadual, por meio de convênio com a FEHIDRO, receberá o esgoto dos bairros adjacentes. Foram investidos R$400 mil de recursos do próprio Saaesp, uma grande iniciativa de investimento em saneamento público. “As obras estão em conformidade com o projeto executivo, elaborado por um engenheiro especializado no assunto, e de acordo com a licença da CETESB”, declarou Sergio Silva.

Para o prefeito Du Modesto, São Pedro avança no tratamento de esgoto e a inauguração da 1ª ETE marca uma nova era para o município. “Nosso projeto de São Pedro ter esgoto 100 % tratado até 2015 é real e estamos trabalhando para isso”.

Projetos de mais duas ETEs alcançarão 100% de esgoto tratado até 2015

O Saaesp já está com o projeto executivo da ETE – Santa Mônica concluído. A segunda estação de tratamento de esgoto de São Pedro já está com licenciamento ambiental e convênio aprovado pelo Programa Reágua do Estado de São Paulo, no valor de R$ 3 milhões. A obra terá início assim que houver a liberação dos recursos. A ETE Santa Mônica tratará mais 25% do esgoto da cidade.

Além disso, o Saaesp já contratou uma empresa para finalizar os estudos da implantação da ETE – Samambaia, que fará o tratamento dos outros 60% do esgoto de São Pedro, fazendo com que o município atinja o tratamento total do esgoto até 2015. O projeto executivo está sendo realizado pela empresa Engecorps, em convênio Saaesp – DAEE. O projeto será inscrito no convênio ÁGUA LIMPA da Secretaria de Saneamento do Estado e o valor da obra está estimado em R$ 13 milhões.

Saaesp adota novo padrão de entrada de água

No dia 9 de março, última sexta-feira, o Saaesp realizou um encontro com os encanadores de São Pedro na Acisp para apresentar o padrão que deverá ser instalado nas novas ligações de água.

De acordo com Sergio Silva, a medida auxilia na uniformização dos padrões de entrada de água e, principalmente, na proteção dos hidrômetros, já que o novo padrão possui uma caixa lacrada, o que dificulta a adulteração dos mesmos.

Fonte da Praça São José será inaugurada no dia 19

No dia de São José, 19 de março, o Saaesp realiza a entrega da obra da fonte ao lado da Igreja São José. A cerimônia acontecerá após a missa especial de São José, que terá início às 19h30. “Durante as perfurações para a construção da nova igreja da Paróquia São José, foi encontrada uma mina d’água no local. Realizamos estudos junto à Esalq, que nos mostrou  que a água disponível é de qualidade excelente, potável. A comunidade já vem fazendo uso da água, e agora finalizamos uma fonte para facilitar a coleta da água para consumo”, explicou Sérgio Silva, diretor presidente do Saaesp, que custeou a obra.

Pedágio ecológico doará mais de 1.000 mudas

Outra ação planejada para comemorar os 10 anos do Saaesp é o pedágio ecológico, que acontecerá no dia 24 de março, sábado, na Praça Santa Cruz, com a distribuição de mais de 1.000 mudas de diversos tipos de árvores, além da distribuição de folhetos informativos sobre o uso consciente de água.

Teatro infantil

As comemorações da Semana da Água e dos 10 anos de Saaesp também incluem a realização de diversas apresentações teatrais nas escolas da rede municipal de educação. “A intenção é falar sobre o uso da água em uma linguagem que as crianças entendam e se identifiquem, aproveitando a capilaridade das crianças como multiplicadoras dos hábitos de consumo consciente”, declarou Daniel Batista, da Secretaria de Educação de São Pedro, parceira do Saaesp na ação.