Saaesp vai substituir 4 mil metros de rede de água

Ação é inédita no município

Numa ação arrojada e nunca vista em São Pedro, o Saaesp irá substituir e revitalizar 4 mil metros de rede antiga de abastecimento de água, bem como mais de 250 entradas de água em vários bairros de São Pedro, possibilitando que a água chegue com maior qualidade aos consumidores e reduzindo drasticamente as perdas. As redes de ferro e amianto, situadas nas partes mais antigas da cidade, serão substituídas pelo método não destrutivo (MND).

Os bairros Vila Nova, São Benedito, Centro e Santa Cruz, dentre outros, são os locais onde ainda se encontram as tubulações de ferro e amianto e que receberão a melhoria. “Estas tubulações são redes antigas e obstruídas, que impedem que as águas cheguem até o consumidor final com boa qualidade”, declarou o diretor presidente do Saaesp, Sergio Silva, que explica: “verificamos que a obstrução dentro da tubulação chega até a 90% em diversos trechos, o que prejudica consideravelmente a qualidade da água, já que o acúmulo de materiais nas tubulações pode deixar a água com cor amarelada, parecendo não ter sido tratada”, declara.

Sergio Silva explica ainda que os problemas de baixa pressão, causados pelos encanamentos antigos que obstruem a passagem da água, também ficam resolvidos nesses locais. “Outro ponto importante está relacionado à redução nas perdas de água: com a substituição da rede, os vazamentos não visíveis estão sendo eliminados, gerando benefícios para a coletividade e para o meio ambiente”, destacou o diretor.

Serão investidos cerca de R$ 140.000,00 em recursos próprios do Saaesp, e este serviço somente está sendo possível graças ao trabalho de recuperação de crédito, realizado desde o mês de fevereiro. “Já são os primeiros sinais de que o combate à inadimplência e o trabalho de recuperação de crédito foram medidas certas e comprometidas com os futuros investimentos da autarquia em benefício de toda população são-pedrense. Os resultados são excelentes e a recuperação das dívidas possibilita a realização de mais obras, que vão diminuir sobremaneira as dificuldades que passamos nos meses de estiagem e as constantes faltas de água verificadas naqueles bairros”,  disse o presidente Sergio Silva.

O Saaesp ainda planeja para o prazo máximo de 4 anos  substituir toda a rede antiga do município, adotando a política de redução de perda de água e mantendo as ações de redução de inadimplência e recuperação dos créditos das dívidas.

Para a execução desta importante obra, foi contratada através de um processo licitatório a empresa VA Saneamento, especializada nesta técnica, que permite recuperar as redes sem destruir todas as ruas, que foram recapeadas recentemente. As obras de substituição da rede de abastecimento de água começaram no último dia 3, no Bairro Vila Nova, uma das partes mais antigas da cidade e onde verificam-se diversos pontos de baixa pressão e falta de água. Nesse trecho, serão implantados tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), cuja qualidade garante uma durabilidade de mais de cem anos. A obra está sendo executada pelo Método Não Destrutivo (MND), com a diminuição de abertura de valas e a eliminação da falta de água. Neste período, as ligações domiciliares serão realizadas pelo sistema By-pass, procedimento técnico necessário para garantir que as residências não fiquem sem água durante a execução do serviço.

Para o prefeito Du Modesto, o trabalho demonstra a seriedade do Saaesp na aplicação dos recursos da autarquia e o comprometimento com a melhoria da qualidade de vida da população; “As melhorias da qualidade de água são visíveis e já avançaram bastante, mas com esta troca de rede, que considero uma das mais importantes obras de infra-estrutura realizadas nos últimos tempos, traçamos um novo horizonte para o abastecimento público, sempre buscando a melhoria na prestação de serviços, levando água de qualidade a toda a população”.