Saaesp: Troca de rede de água segue no bairro Vila Nova

A substituição da rede de água anunciada pelo SAAESP no começo deste mês segue em ritmo acelerado na Vila Nova, com a troca dos canos de ferro e amianto, antigos, por tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), cuja qualidade garante uma durabilidade de mais de cem anos.A obra está sendo executada pelo Método Não Destrutivo (MND), com a diminuição de abertura de valas e a eliminação da falta de água: neste período de trocas na rede, as ligações domiciliares são realizadas pelo sistema by-pass, procedimento técnico que garante que as residências não fiquem sem água durante a execução do serviço.

Os técnicos que estão executando o trabalho informam que é importante que a população das casas onde a troca está sendo feita façam agora uma revisão na rede interna, especialmente nas bóias das caixas d’água, já que a pressão da água será aumentada em até 4 vezes. “Em alguns pontos, a vazão subiu de 10m para 40m, e isso pode ocasionar vazamentos em bóias com pequenos defeitos, por isso a revisão é fundamental”, afirma Sérgio Nakahara, diretor técnico da V.A. Saneamento Ambiental, responsável pela obra.

No total, serão investidos cerca de R$ 140.000,00 em recursos próprios do Saaesp, investimento possível graças ao trabalho de recuperação de crédito, realizado pela autarquia desde o mês de fevereiro. “Já são os primeiros sinais de que o combate à inadimplência e o trabalho de recuperação de crédito foram medidas certas e comprometidas com os futuros investimentos em benefício de outras obras, que vão diminuir as dificuldades que passamos nos meses de estiagem e as constantes faltas de água”, disse o presidente da entidade, Sergio Silva.

O Saaesp ainda planeja, para o prazo máximo de 4 anos, substituir toda a rede antiga do município, colocando em prática a política de redução de perda de água e mantendo as ações de redução de inadimplência e recuperação dos créditos das dívidas.