SAAESP fará corte nas contas de água de inadimplentes

Dívida em dois anos chega a R$ 4 milhões; medida visa regularizar pagamentos

A cada mês o Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) deixa de receber cerca de R$ 100 mil em função da falta de pagamento de contas de água no município. O valor equivale a 25% da receita mensal da autarquia.

Com o objetivo de aumentar a arrecadação, o Saaesp intensificará na próxima semana o corte nas contas de água com débitos entre 2008 e 2010, que somadas as dívidas chegam a R$ 4 milhões. Segundo o presidente do Saaesp, Sérgio Silva, “hoje são feitos em média 80 cortes mensais; a nova medida tem como meta o corte de 250 pontos por mês e ainda o acompanhamento de fiscais nos locais para evitar violações e infrações”.

A autarquia já conseguiu diminuir a taxa de inadimplência de 40% em 2008 para 25% no início de 2011. “As pessoas não tinham o hábito de pagar a conta de água, e o Saaesp depende desse dinheiro para investir em melhorias para a própria população”, declarou Sérgio Silva, explicando que as dívidas anteriores a 2008 já estão em juízo. A partir desse ano, o Saaesp fará o corte do serviço de fornecimento de água nos pontos com três meses de conta atrasada. Os usuários precisarão regularizar integralmente o pagamento do serviço, além de pagar uma taxa de religação de água.

Diversas mudanças já foram implantadas para modernizar os serviços prestados, como a informatização da conta, que permitiu a implantação de um sistema para impressão instantânea de contas, feita pelo leiturista na hora da medição do hidrômetro e a criação do site institucional, que oferece serviços online como impressão de segunda via de conta.

Novos investimentos
Visando diminuir a falta de água em bairros mais afastados, o Saaesp deu início nesta semana a perfuração de um poço artesiano no bairro Alpes das Águas. Outros dois também serão criados ainda este ano, no Vale do Sol e em outro bairro a definir. O Saaesp também terá uma nova sede, visando a melhoria no atendimento à população. As obras serão feitas com recursos da própria autarquia.

Atualmente São Pedro possui 11 mil ligações de água, que consomem em média 36m³ de água por mês. O município não possui, porém, nenhuma reserva de água para fornecimento em épocas de estiagem. A Prefeitura de São Pedro inscreveu neste ano um projeto para criação de uma represa no bairro Santana no DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), da Secretaria do Estado do Planejamento. A obra custará R$ 2 milhões e, segundo o prefeito de São Pedro, Du Modesto, o investimento é de extrema importância para a cidade: “A represa terá como objetivo principal reservar água para minimizar o desabastecimento, e além disso também terá caráter turístico e de lazer”, antecipou o prefeito.