Saaesp coloca em prática cobrança da tarifa social

Famílias de baixa renda pagarão somente R$7,50 por mês

O Saaesp – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro – começa a aplicar a lei nº2976/2011, que irá beneficiar as famílias de baixa renda através da cobrança de uma tarifa social para os serviços de saneamento básico. Os beneficiados serão usuários carentes, aposentados, idosos, pensionistas, portadores de necessidades especiais que comprovem baixa renda, morem em imóvel localizado em área de interesse social e que consumam até 10 m³ de água por mês.

A tarifa social resultará em uma redução significativa na conta de água do usuário beneficiado, quando comparada com a tarifa normal cobrada pelo Saaesp. O diretor presidente do Saaesp, o engenheiro Sérgio Silva, explicou que o objetivo é oferecer o saneamento a um preço acessível, mas também conscientizar quanto ao uso da água: “Com esse benefício o consumidor que paga hoje uma tarifa mínima de R$ 12,34, equivalente ao consumo de 10 metros cúbicos por mês, passará a pagar R$7,50, ou seja, uma redução de 40% no valor da tarifa, mas ele tem que manter o consumo máximo em 10m3, o que resultará em economia também dos recursos hídricos”.

De acordo com os cálculos do Saaesp, cerca de 20 a 25% dos consumidores podem se adequar ao consumo de 10m³ de água por mês. “São quase 3 mil residências que consomem hoje entre 12 e 15 mil m³ e podem se adequar ao incentivo”, finalizou Sergio Silva.

A lei também prevê que os consumidores que estejam inscritos ou cadastrados nos programas de proteção social do Governo Federal, Estadual ou Municipal, tais como Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Bolsa Renda, entre outros, serão beneficiados, utilizando como base o cadastro fornecido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, parceira nessa ação.

Os usuários que se enquadram nos requisitos e pretendem utilizar o benefício da tarifa social devem procurar o Atendimento ao Público do Saaesp para solicitar a adesão ao benefício, levando apenas um comprovante de endereço e seus documentos pessoais para preenchimento do formulário padrão, que será encaminhado para avaliação social.