Inverno, falta de chuvas, estiagem. Diante do alto índice de consumo de água que está vinculado ao aumento da temperatura, o SAAESP comunica a necessidade de realizar um manejo entre a captação e o bombeamento de água para distribuição em todos os bairros da cidade, ocasionando falta de água em alguns horários. O diretor presidente do SAAESP, Jaime Manfrinato, explica que o sistema de abastecimento de água está diretamente relacionado às condições climáticas e dependem do nível d’água dos rios, problema que terá fim com a construção da Represa da Furnas.
“Estiagem não acontece somente em São Pedro. É necessário que todos colaborem, usando racionalmente da água, evitando desperdícios através de ações simples no dia a dia, como lavar os carros somente quando necessário e utilizar baldes ao invés de mangueiras, varrer a calçada ao invés lavá-la, acumular e lavar as roupas tudo de uma vez, reutilizar a água do último enxágüe das máquinas de lavar roupa para lavagem de quintal, garagem, etc. Além disso, é muito importante que os consumidores façam uma revisão periódica nas instalações hidráulicas de suas casas, evitando vazamentos (desperdícios) com torneiras pingando ou válvulas de descarga vazando”, declarou Jaime Manfrinato.
Obras da Represa já tiveram início
Visando acabar definitivamente com a falta de água em São Pedro, estão sendo investidos mais de R$ 4,5 milhões na construção de uma barragem no Ribeirão Samambaia, a maior obra de infraestrutura já planejada no município. O “Parque Turístico Represa das Furnas” terá uma represa que também será o maior reservatório de água já visto na região. Uma grande obra, com recursos do Governo do Estado, que garantirá uma reserva hídrica significativa, quando o fornecimento de água não será mais comprometido, além de ser mais um atrativo turístico para o município.
Obras do SAAESP não param
Outros investimentos que estão sendo realizados pelo SAAESP também irão contribuir para o armazenamento de água, como a construção de um reservatório na entrada da cidade, com capacidade para 500 mil litros, outro no Bairro Recanto das Águas, também para 500 mil litros, o aumento na reserva no Jardim Holiday de 50 para 200 mil litros e no alto da Serra, com a troca do reservatório, de 20 para 100 mil litros de água. A ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água) também é uma importante obra realizada, que aumentou a capacidade de tratamento de 4 milhões de litros por dia para 10 milhões de litros de água tratada por dia, já em operação.

