Prefeitura inicia perfuração de poço artesiano do Alpes das Águas

Teve início nesta semana a perfuração de um poço artesiano no loteamento Alpes das Águas, que beneficiará toda a população do bairro, resolvendo assim o problema de abastecimento local e disponibilizando água de boa qualidade para uma população aproximada de 5.200 habitantes. O Alpes das Águas possui 1.289 chácaras, com ocupação real de 600 unidades e hoje é abastecido por águas captadas da Estação de Tratamento de Água – ETA II e Captação do Jamil, próximo ao bairro.

A obra terá um custo de R$ 211.381,00 sendo que R$180.000,00 será de verba do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), da Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos e R$ 31.381,00 da Prefeitura de São Pedro, e contará com os serviços de interligação ao sistema executados pelo SAAESP, que também é responsável pelo acompanhamento e supervisão da obra. A previsão é que o poço tenha 220 metros de profundidade e o serviço de perfuração deve demorar 15 dias para ser concluído.

O prefeito de São Pedro, Du Modesto, destacou que a Prefeitura já instalou no mesmo loteamento um reservatório metálico de 200 mil litros, que teve um investimento de R$92.383,90. “Melhorar o abastecimento de água do Alpes tem sido uma prioridade neste governo. Considero uma conquista o poço artesiano e o reservatório, que são melhorias importantes na infraestrutura de toda uma região que há muitos anos sofre com falta de água em épocas de estiagem e temporadas de férias”.

Para o presidente do Saaesp, Sergio Silva, “o Alpes é uma área muito grande e, além disso, o consumo de água por casa é maior do que na cidade, justamente por abrigar mais de mil chácaras de veraneio. Ao contrário de uma residência, as chácaras chegam a hospedar, em temporadas, dezenas de pessoas, o que faz com que o consumo de água aumente nesses períodos”. Sergio explica, ainda, que o SAAESP e a Prefeitura farão a recuperação e melhorias na captação de água do Jamil, em uma nascente da região, que aumentará ainda mais o fornecimento para o loteamento.