Prefeitura deve concluir em agosto obras de troca de rede de água no Centro

Previsão da empresa responsável é de finalizar até o final de agosto a instalação dos dutos de água nas ruas Valentim Amaral e Santa Helena e, posteriormente, concluir os 150 ramais que abastecerão as residências.
A Prefeitura de São Pedro deve iniciar, no próximo dia 17 de junho, nova fase das obras de substituição dos 1.300 metros de rede de distribuição de água  no centro da cidade. A informação é do engenheiro Carlos Cesar Gumier, proprietário da Cadre Engenharia, empresa de saneamento básico que venceu a licitação para a execução da obra.

“Após recebermos a ordem de serviço das mãos do prefeito (Thiago Silva), fizemos o disparo da compra dos materiais, que chegam já na próxima semana”, disse ele, que acredita que até o final de junho já esteja instalada cerca de 70% da tubulação, que abrange a rua Valentim Amaral (rua das Videiras até rua Campos Sales) e a rua Santa Helena (altura da rua Luiz Bueno até o final, próximo da rua Patrício Miguel Carreta). “Em agosto, devemos concluir tudo, incluindo aí os cerca de 150 ramais, que são as tubulações derivadas da coluna central de distribuição, que vão abastecer com água de qualidade as residências da área central”, acrescentou.

A ação é mais uma etapa da obra de troca de redes de água. Com a conclusão desta fase, São Pedro vai atingir a marca histórica de 20 quilômetros de substituição de redes e tubulações, além dos ramais responsáveis por levar água de qualidade às casas dos são-pedrenses.

O investimento nesta obra, realizada com recursos do município e do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) é de R$ 1,1 milhão. Nas fases anteriores, o município já havia feito a troca de outros 18,7 quilômetros de tubos, desde 2019. Ao todo, já são mais de R$ 10 milhões aportados na troca da rede que em alguns locais foram instaladas há mais de xx anos .

Controle de perdas

Com a execução da nova fase de obras, a Prefeitura de São Pedro, por meio da empresa de saneamento Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), consolida o método de práticas do sistema de Plano de Combate às Perdas, que dá a destinação correta aos recursos hídricos e, com isso, garante a melhora da eficiência operacional e redução de vazamento de água na rede de distribuição, que, dez anos atrás, chegava a representar mais de 50%. “É dessa forma que acabamos com a falta de água na cidade. Hoje, São Pedro está estruturada com o mínimo de perda desse recurso natural”, disse o prefeito Thiago Silva.

A obra será realizada com o uso do chamado Método Não Destrutivo (MND), de alta tecnologia na instalação de tubulações e com muito mais agilidade e precisão, o que reduz os custos e riscos de acidentes e diminui os impactos ambientais e transtornos nas vias públicas.

“Esse sistema reduz para 20% o tamanho da vala que seria aberta no método tradicional. Isso representa muito menos problema de afundamento na infraestrutura após a reposição do pavimento, além de uma redução considerável no transtorno para o trânsito e para a população”, explica Gumier.

Outra novidade é a substituição do ferro pelo Polietileno de Alta Densidade (PEAD). “Os 20 quilômetros de tubulações instaladas, além dos ramais, são produzidos em PEAD, que é um plástico rígido, resistente à tração, tensão, compressão, com boa resistência ao impacto e indicado ao transporte de água e esgoto”, explica o diretor-presidente do Saaesp, José Rubens Françoso.

Publicado em: 10/06/2024

Créditos: Prefeitura Municipal de São Pedro/Imprensa/Governo