O Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) iniciou nesta manhã de segunda-feira, a substituição de uma rede provisória por uma definitiva que irá beneficiar toda a cidade de São Pedro. Uma adutora de 1.200 metros irá interligar a ETA 2 (Estação de Tratamento de Água) a ETA 1. Serão 30 litros de água tratada por segundo que será transferida em caso de estiagem, beneficiando a maior parte da população que é abastecida pela ETA 1.
De acordo com o diretor presidente da autarquia, Sérgio Patrício, esta obra proporcionará ao município uma reserva maior de água tratada, já que, com a nova caixa do Colinas que armazenará 1,7 milhões de litros de água, o excedente poderá ser transferida para a ETA 1, que abastece também a caixa do Nova Estância. “Não tínhamos essa ligação entra as estações de tratamento de água, o que nos prejudicava em época de estiagem. Os bairros atendidos pela ETA 2 não tinham racionamento, já que o Ribeirão do Meio, de onde é retirada a água bruta, dificilmente fica abaixo do nível”, disse.
Seguindo o planejamento da administração do prefeito Helinho Zanatta em melhorar a infraestrutura de saneamento, o Saaesp está investindo com recursos próprios nesta obra aproximadamente R$ 200 mil. “Se fossemos contratar uma terceirizada, certamente este valor passaria dos R$ 380 mil”, disse Sérgio. A previsão é que a adutora fique pronta no prazo de 60 dias.
Foto/créditos: Priscila Fantato / Prefeitura de São Pedro