Informativo SAAESP 004/2011

Saaesp realiza recadastramento de ligações de água no Alpes

A busca será por ligações clandestinas e hidrômetros adulterados

 O Saaesp realizará no mês de dezembro uma operação de recadastramento no bairro Alpes das Águas, a fim de se verificar possíveis ligações clandestinas e hidrômetros adulterados.

 Tal medida é necessária pelo fato de existir grande divergência do volume consumido pelo bairro comparado com o valor medido pelo Saaesp. A operação será dividida em quatro fases, nas quais serão percorridas todas as residências para verificar a situação e recadastrar as ligações de água.

 Recentemente o bairro Alpes das Águas recebeu um grande investimento no sistema de abastecimento e reserva de água, com a perfuração de um novo poço artesiano com 270 metros de profundidade e um volume de água gerado de 15.000 litros por hora, mais um novo reservatório de 200 mil litros, o que totaliza 700 mil litros de reserva de água somente para o bairro.

 “O novo sistema de abastecimento foi calculado perante o número de ligações efetivas, porém o consumo altíssimo de água, macromedido da saída das caixas d’água, pode comprometer o abastecimento”, explicou o diretor presidente do Saaesp, Sérgio Silva.

 O desperdício de água e o alto consumo também são grandes vilões para o abastecimento do bairro: “É constante neste período de festas, nos finais de semana e feriados, rios de água correndo pelas ruas, devido ao descarte de água de piscina, ao invés de se fazer o tratamento da mesma. É inadmissível nos dias de hoje, onde vivemos uma escassez de água e onde procuramos fazer a preservação do meio-ambiente e dos recursos naturais, ainda vermos uma situação desta, de total desrespeito a natureza e aos outros consumidores. Se não houver desperdício, mas o uso racional de água, o abastecimento será mantido normalmente para todos” – declarou Sergio Silva.

 A constatação de ligação clandestina e adulteração do hidrômetro são consideradas infrações graves, de acordo com o Decreto 4170/2003, sujeitas a multa de R$ 180,00 mais penalidades cabíveis.