A água de qualquer torneira da minha casa é segura para se beber e fazer comida?
O SAAESP garante a qualidade da água distribuída à população até a entrada do imóvel, na estrutura do cavalete, onde existe o medidor de consumo (hidrômetro). A manutenção da qualidade nos cômodos internos da residência é dever e responsabilidade de cada morador. Por isso, mantenha suas instalações hidráulicas sempre em bom estado de conservação e limpe a caixa d””água pelo menos 2 vezes ao ano. Toda caixa d””água deverá ficar permanentemente tampada e bem vedada. Quando as águas das torneiras internas de sua casa apresentarem aspectos diferentes do normal (cor, cheiro, gosto, etc), faça inicialmente uma comparação com aquela que está chegando no cavalete, antes de acionar a SAAESP.
Para que serve a caixa d””água?
A caixa d””água ou reservatório doméstico tem duas finalidades:
Uma delas é “quebrar” a pressão da água que entra no seu imóvel, deixando-a adequada para seu uso mais econômico, evitando sobrecargas nas tubulações internas. A outra, como uma garantia de continuidade do abastecimento do imóvel quando das interrupções temporárias do fornecimento da água pelo SAAESP, por motivos de reparos e manutenções das redes de distribuição.
É possível ter dor de barriga e diarréia, bebendo a água do SAAESP?
A água distribuída pelo SAAESP tem um contínuo controle de qualidade. É mais provável que a pessoa tenha comido alguma coisa que tenha causado o problema. Além do mais, os copos e os vasilhames para depositar água precisam estar sempre limpos. Hábitos de higiene como lavar as mãos com sabonete antes de desocupar banheiros, corte e limpeza das unhas, evitar levar a mão suja à boca, acondicionamento do lixo doméstico em recipientes vedados são indispensáveis para se evitar doença.
Porquê a água as vezes tem aparência barrenta?
Geralmente durante os reparos das redes, parte da terra resultante das escavações, pode inevitavelmente adentrar pela tubulação. Quando da conclusão do reparo esse barro é levado pela água podendo adentrar indistintivamente nas residências próximas. Em tais situações o SAAESP utiliza-se dos sistemas de descargas existentes, acelerando a lavagem das redes, até constatar a clarificação da mesma.
Por que às vezes a água fica com tonalidade marrom?
A causa mais provável dessa coloração na água potável é presença de sais de ferro e manganês presentes nas águas dos mananciais. Esses sais se insolubilizam no sistema de distribuição, principalmente em pontas de redes, causando coloração. A solução imediata para o controle do problema é a abertura de descargas de rua realizada pelo SAAESP.
O excesso de cloro pode deixar a água com tom esbranquiçado?
Não, quando a água sair branca da torneira não se preocupe, não é excesso de cloro. O cloro é incolor, e podemos ter o mesmo efeito batendo água no liquidificador, pois a coloração branca ocorre quando formam-se pequenas bolhinhas de ar. Isso não afeta a qualidade da água. Experimente deixar a água “descansar” por alguns instantes em um copo transparente. Você verá como a água ficará cristalina.
Devo filtrar a água que recebo em minha casa?
A água da rede não precisa ser filtrada, ela é potável e livre de impurezas, mas se você quiser utilizar o filtro, lembre-se de mantê-lo sempre em boas condições, seguindo a instrução do fabricante.
O que é água potável?
Água potável é a água que pode ser consumida com segurança pela população, apresentando, portanto, características físicas, químicas, biológicas e organolépticas em conformidade com a legislação específica (Padrões de Potabilidade). Uma água potável não deve ser confundida com água pura ou água limpa. Água pura só pode ser fabricada em laboratório através de processos de destilação. Na água potável é permitida e até necessárias algumas substâncias químicas dissolvidas (principalmente sais minerais) só que em concentrações limitadas (valores máximos permitidos). Por outro lado à água limpa que nós chamamos popularmente de cristalina, não é suficiente para ser considerada potável. Dentro dela podem existir muitos microorganismos, invisíveis a olho nu, que podem causar doenças.
Qual a legislação que controla a qualidade da água potável?
No Brasil, o Ministério da Saúde é o responsável pela normatização dos parâmetros características da água potável, através da Portaria MS 518/2004. Nessa Portaria estão apresentados todos os parâmetros físicos, químicos, biológicos e organolépticos obrigatórios de análises, suas concentrações máximas permitidas em água potável, bem como frequências, quantidade e locais de amostragens. O SAAE obedece rigorosamente os dispositivos da Portaria 1.469 do Ministério da Saúde.
A água que recebo tem gosto de cloro, isso prejudica minha saúde?
Não. Muito pelo contrário, o cloro é o selo de garantia de uma água saudável. Só o cloro garante a ausência de bactérias e de microorganismos que fazem mal à nossa saúde. A utilização do cloro na água tratada é uma determinação do Ministério da Saúde. Para tirar o gosto de cloro, coloque por algum tempo a água em um recipiente aberto na geladeira.
Quanto tempo o cloro permanece na água potável?
De 3 a 4 dias. Como a renovação nas residências é continua, isto não deve causar maiores preocupações. Entretanto, se por motivo de viagem ou férias, você vai ficar mais de 5 dias com a casa desocupada, sem utilizar a água, recomenda-se uma renovação da água da caixa ao chegar, mediante acionamento das descargas do vaso sanitário e das torneiras das pias. Esta água a ser descarregada, mesmo sem o residual do cloro, poderá ser utilizada para lavar os pisos, roupas e regar plantas.
Por que é colocado flúor na água tratada?
A fluoretação da água é um dos meios mais eficazes e econômicos de prevenção de cáries dentárias, que podem ser reduzidas em até 65%. Prefira sempre dar água fluoretada às crianças, em conjunto com uma escovação adequada a saúde bucal das crianças estará sendo preservada.
O que são características físicas da água?
São aquelas que conferem propriedades físicas à água. São de importância significativa no abastecimento porque afetam o tratamento. Decorrem da existência de substâncias dissolvidas ou em suspensão que provocam respectivamente cor e turbidez na água.
O que são características químicas da água?
São aquelas que conferem propriedades químicas à água. Essas características são provenientes da presença de substâncias dissolvidas, que em concentrações acima das permitidas pela legislação podem trazer consequências ao organismo humano. Ex: Chumbo, Flúor, Ferro, Manganês, Mercúrio, pesticidas, pH, etc…
O que são características biológicas da água?
São características relativas à presença de microorganismos do reino animal ou vegetal, patogênicos ou não, que tem seu habitat natural à água, ou nela são lançados e transportados. Ex: bactérias, fungos, vírus, protozoários, vermes, algas, etc…
Águas minerais são mais seguras do que água potável?
É denominada de água mineral aquela proveniente de uma fonte natural cujas características físico-químicas lhe conferem uma ação medicamentosa com efeitos terapêuticos definidos. Assim têm-se águas bicarbonatadas, águas brometadas, águas ferruginosas, águas sulforosas, águas radiativas, etc, cada um com propriedades específicas de atuação no organismo. Outras águas engarrafadas embora provenientes também de fontes naturais, apresentam concentrações mais brandas de substâncias químicas dissolvidas, e, portanto, sem efeito do ponto de vista farmacológico.
Enfim, existe uma distinção entre águas minerais verdadeiras das outras águas chamadas “engarrafadas”. É dever do consumidor que opta pelo consumo de águas engarrafadas verificar os respectivos rótulos, suas origens, licença de exploração, suas composições químicas prováveis, período de validade, etc.
Consumir água engarrafada sem se certificar de sua procedência é um risco muito alto. Lembre-se: todas as águas podem apresentar-se límpidas e cristalinas e agradáveis ao paladar, mas isto não é o suficiente. As aparências enganam.
A maior vantagem e a segurança da água potável distribuída pelo SAAESP estão no contínuo controle de sua qualidade, desde a produção até os pontos de entrega, casa a casa, e na assistência técnica permanentemente disponível 24 horas por dia.
Essas ações fazem da água potável do SAAESP um produto diferenciado. Não é objetivo do SAAESP competir com o mercado de águas engarrafadas, mas sim afetar toda a cidade de São Pedro, um abastecimento de água que garanta a saúde e o conforto da sua população, por um preço até mil vezes menor.