Alunos do Ensino Médio são premiados pelo Concurso Plantando Águas 2023

A Coordenadoria do Meio Ambiente de São Pedro, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (SAAESP), promoveu o Concurso “Plantando Água” 2023 com o tema “Preservando hoje para não faltar amanhã” em comemoração do Dia da Água, celebrado no dia 22 de março.

O concurso teve início com palestras nas escolas, que abordaram a contextualização hidrográfica e o caminho da água de São Pedro, além da importância da mata ciliar –  que dá o nome ao concurso – e da exibição de filmes da Mostra Ecofalante de Cinema.

“O concurso é uma forma de as escolas expandirem seus trabalhos de educação ambiental formal, dentro das salas de aula e não-formal, fora das instituições de ensino, ao incentivarem umas às outras para uma abordagem cada vez mais crítica das questões acerca da água e do ambiente em geral. O mais interessante é ver alunos e professores fazendo isso de forma multidisciplinar, crítica e artística”, diz a analista da Divisão de Educação Ambiental da Coordenadoria, Emily Sakurai.

As inscrições foram abertas no dia 7 de março e se encerraram em  12 de maio de 2023. Os participantes puderam concorrer em três categorias: Charge; Reels/TikTok; e Fotografia.

Foram 70 inscrições com participação assídua das escolas Estaduais José Abílio de Paula, Vicente Luís Grosso, Aroldo Donizetti Leite e da Etec Gustavo Teixeira.

A avaliação das artes foi realizada por comissão formada pelas Divisões de Educação Ambiental e Comunicação e Marketing da Coordenadoria do Meio Ambiente e pelo SAAESP, que definiu 18 alunos e 8 professores vencedores, contando as três primeiras colocações das categorias citadas.

“Agradecemos, também em nome do SAAESP, a todos os participantes e apoiadores, em especial o Thermas Water Park, que disponibilizou ingressos com direito a acompanhantes para nossos vitoriosos. O concurso foi mais uma boa oportunidade de levar educação ambiental para a geração que vai cuidar do futuro de São Pedro; e eles podem começar a fazer isso a partir de agora!” relatou o coordenador de Meio Ambiente Rogério Bosqueiro.

Publicado em: 20/03/2023

Créditos: Prefeitura Municipal de São Pedro/Imprensa/Meio Ambiente