Acesso à Informação

Esta seção reúne e divulga, de forma espontânea, dados do SAAESP que são de interesse coletivo ou geral com o objetivo de facilitar o acesso à informação pública, conforme determina a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527, de 18/11/2011). Para acesso ao Portal da Transparência clique aqui.

 Consulta de Protocolo

Para consultar o andamento de solicitação enviada por e-mail, clique aqui.

Para acesso de forma presencial, entrar em contato com:

Fabio Ricardo Bunscheit

Rua Malaquias Guerra, 37 – Centro – São Pedro-SP.
atendimento@saaesp.sp.gov.brcontato@saaesp.sp.gov.br
Gestor de Atendimento
Telefone: (19) 3481-8115
Horário de atendimento: 8h00 às 17h00

Caso não encontre o que deseja. Solicite através do formulário abaixo:


A Lei Federal 12.527, de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, trata dos procedimentos que, obrigatoriamente, devem ser adotados por órgãos municipais, estaduais e federais para garantir o acesso à informação sobre as ações públicas aos cidadãos.

Segundo o texto, é direito de todos os brasileiros obter de forma clara, e por meio de linguagem clara, dados de interesse particular, coletivo ou geral sobre as ações realizadas pelas esferas públicas.

Dentre as informações que deverão ser divulgadas, independente de requerimento de algum cidadão, estão: as pertinentes à administração do patrimônio público; a utilização de recursos públicos; edital de licitação; contratos administrativos; instrumentos de acompanhamento e resultados dos programas e projetos, bem como suas metas e indicadores; os resultados de inspeções, auditorias e prestações de contas.

A lei diz ainda que é dever dos órgãos e entidades públicas divulgar em local de fácil acesso, também independente de requerimento, o registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público; registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros e despesas, dentre outros.

Fazem parte desse grupo os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) de todos os estados, mais o Distrito Federal, o Ministério Público, além das autarquias, fundações e empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades privadas que direta e indiretamente mantêm contratos com algum órgão público.

 Perguntas Frequentes –

Contas, Pagamentos e Solicitações:

Onde posso tirar a segunda via da conta de água?

Pelo site do SAAESP, através do Link:

http://www.icolibra.com.br/produto/aiaaewfagatele0.html?=0918 , pelo WhatsApp: 19 99649-3697 – pelo Autoatendimento (ATM) WhatsApp 0800 9420262, pelo e-mail: contato@saaesp.sp.gov.br ou atendimento@saaesp.sp.gov.br , através dos telefones: 0800 772 7180 ou (19) 3481-8111 ou presencialmente no Atendimento do SAAESP, das 08:00 as 17:00 horas em dias úteis de segunda as sextas feiras.

Como solicito o reparo de vazamentos externos?

Ligue para 0800 772 7180 ou  (19) 3481-8111 ou envie mensagem para o WhatsApp (19) 99649 3697 informando endereço completo e, se possível, fotos, ou presencialmente no Atendimento do SAAESP. Para Atendimento 24 horas aos sábados, domingos e feriados (Plantão), ligue: 19 3481-8130 – 19 99712-4681 (WhatsApp CCO) – 153 (GCM). Também pode ser feito presencialmente no Atendimento do SAAESP.

Como faço para solicitar pedido de nova ligação de água ou esgoto?

Solicite através do Atendimento presencial no SAAESP, apresentando RG, CPF e documentos do imóvel (carnê do IPTU, Alvará de Construção, Planta do imóvel aprovada na Prefeitura, Matrícula do Imóvel).

Onde informar falta de água?

Entre em contato Ligue para 0800 772 7180 ou (19) 3481-8111 ou envie mensagem para o WhatsApp (19) 99649 3697  informando endereço completo, ou presencialmente no Atendimento do SAAESP, das 08:00 as 17:00 horas em dias úteis de segunda as sextas feiras. Para Atendimento 24 horas aos sábados, domingos e feriados (Plantão), ligue: 19 3481-8130 – 19 99712-4681 (WhatsApp CCO). Também pode ser feito presencialmente no Atendimento do SAAESP.

Como consultar débitos em aberto?

Pelo site do SAAESP, através do Link: http://www.icolibra.com.br/produto/aiaaewfagatele0.html?=0918 , pelo WhatsApp: 19-99649-3697 – pelo Autoatendimento (ATM) WhatsApp 0800 9420262, pelo e-mail: contato@saaesp.sp.gov.br e atendimento@saaesp.sp.gov.br , através dos telefones: 0800 772 7180 ou (19) 3481-8111 ou presencialmente no Atendimento do SAAESP, das 08:00 as 17:00 horas dias uteis de segunda as sextas feiras.

Para consultar débitos inscritos em dívida ativa: através dos telefones 0800 772 7180 ou (19) 3481-8111, pelo WhatsApp: 19 99649-3697 ou presencialmente no Atendimento do SAAESP.

É possível alterar o nome do titular da conta?

Sim. Solicite presencialmente com documento pessoal e comprovante de propriedade ou locação para alteração de usuário.

Como pedir religação de água cortada por falta de pagamento?

Após quitar os débitos, solicite a religação pelo telefone, WhatsApp, ou Atendimento presencial no SAAESP, das 08:00 as 17:00 horas em dias uteis de segunda as sextas feiras.

É possível parcelar débitos?

Sim. Procure o Atendimento presencial do SAAESP para verificar condições e prazos.

Ouvidoria, Denuncias :

Onde registro reclamações ou sugestões?

No canal de ouvidoria pelo telefone 0800 77 11 445, WhatsApp (19) 99954-2370, e-mail: ouvidoria@arespcj.com.br ou presencialmente no Atendimento do SAAESP.

Como denunciar ligações clandestinas de água ou esgoto?

Entre em contato de forma sigilosa pelos canais:

WhatsApp: 19-99649-3697 –  por e-mail: contato@saaesp.sp.gov.br ou atendimento@saaesp.sp.gov.br , através dos telefones: 0800 772 7180 e (19) 3481-8111 ou presencialmente no Atendimento do SAAESP, das 08:00 as 17:00 horas dias úteis de segunda as sextas feiras.

Serviços, Reparos e Qualidade da Água: – 

Como agendar vistoria técnica no imóvel?

Entre em contato, Ligue para 0800 772 7180 ou (19) 3481-8111 ou envie mensagem para o WhatsApp (19) 99649-3697  informando endereço completo, ou presencialmente no Atendimento do SAAESP, das 08:00 as 17:00 horas em dias úteis de segunda as sextas feiras.

O que fazer em caso de água com alteração de cor ou cheiro?

Ligue imediatamente para 0800 772 7180 ou (19) 3481-8111 ou envie mensagem para o WhatsApp (19) 99649 3697  informando endereço completo, ou presencialmente no Atendimento do SAAESP, das 08:00 as 17:00 horas em dias úteis de segunda as sextas feiras.

 Como solicitar troca de hidrômetro?

Entre em contato, Ligue para 0800 772 7180 ou (19) 3481-8111 ou envie mensagem para o WhatsApp (19) 99649-3697  informando endereço completo, ou presencialmente no Atendimento do SAAESP, das 08:00 as 17:00 horas em dias úteis de segunda as sextas feiras, para agendar avaliação.

Onde encontro à tabela de tarifas e taxas?

No site [link: https://www.saaesp.sp.gov.br/resolucoes/  ou no mural de avisos e informações da Sede Administrativa, no Atendimento da Autarquia SAAESP.

A autarquia atende emergências à noite e fins de semana?

Sim, pelo telefone de Plantão, através do CCO do SAAESP:

Para Atendimento 24 horas aos sábados, domingos e feriados, ligue: 19 3481-8130 – 19 99712-4681 (WhatsApp CCO) – 153 (GCM).

Qual o prazo para atendimento de reparo de vazamento?

O prazo varia conforme o tipo de ocorrência, a gravidade e o local. Casos emergenciais sempre recebem prioridades.

Como obter histórico de consumo?

Através dos canais:
WhatsApp: 19-99649-3697 – pelo Autoatendimento (ATM) WhatsApp 08009420262, pelo e-mail: contato@saaesp.sp.gov.br e atendimento@saaesp.sp.gov.br , através dos telefones: 0800 772 7180 e (19) 3481-8111 ou presencialmente no Atendimento do SAAESP, das 08:00 as 17:00 horas dias úteis de segunda as sextas feiras.

Como solicitar isenção ou desconto na Tarifa Social?

Conforme Resolução ARES-PCJ nº 592/2024, os usuários com CadÚnico atualizado e renda per capita mensal de até meio salário mínimo têm direito ao benefício. Para saber mais, entre em contato com nossos canais de atendimento do SAAESP.

 Obras e Projetos

Onde encontro informações sobre obras de saneamento na cidade?
No link https://www.saopedro.sp.gov.br/portal/obras , na seção “Obras e Projetos” ou no site oficial da prefeitura do município de São Pedro (www.saopedro.sp.gov.br).

Dica importante: Para agilizar o atendimento, tenha sempre em mãos o número da UC (Unidade Consumidora) da sua conta de água.

Demais departamentos do SAAESP, clique aqui!