“Até o dia 30 de agosto entregaremos o complexo todo”, garantiu o engenheiro responsável da Sanit Engenharia, Carlos Richard Ferreira Queiroz, sobre a obra de estrutura do novo reservatório de água tratada do bairro Nova Estância, que precisou passar por inspeção após o incidente que ocasionou vincos em alguns anéis.
A empresa foi contratada pela Prefeitura de São Pedro depois de ganhar a licitação de um investimento de R$ 2,4 milhões. “Precisamos tirar 5 anéis e substituir outras 7 chapas depois de conferir todo o serviço já executado para verificação do quanto foi afetada a estrutura. O prosseguimento da obra não ocasionará nenhum custo para a prefeitura”, destacou o engenheiro esta semana, em visita à obra.
Com recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) o reservatório terá 18 metros de altura com 16 anéis. O valor contempla também melhorias na captação de água bruta do bairro Santana até a ETA (Estação de Tratamento de Água) 1, que já está com 85% da obra executada; instalação de nova rede de adutora com aproximadamente 1.500 metros já executada, iniciando esta semana apenas as suas interligações.
As obras estão previstas no Plano de Saneamento aprovado em 2013. “Os investimentos são para disponibilizar água no sistema, reservação, sua distribuição e setorização de bairros. Estamos buscando fazer uma gestão com planejamento, e com isso, estamos conquistando grande desenvolvimento no saneamento de São Pedro”, destacou o prefeito Helinho Zanatta.
São Pedro trata e distribui aproximadamente 12 milhões de litros de água por dia. Há atualmente cerca de 14 mil ligações de água no município.
ETA 1 – Uma obra que deveria ser finalizada em 2018 já está pronta e funcionando. A ampliação da ETA 1 vai garantir aumento de 236,25% no volume de água tratada diariamente no município. O investimento é de meio milhão de reais pela Prefeitura de São Pedro e mais R$ 150 mil do Saaesp (Serviço de Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro). O sistema de tratamento contou com a recuperação de decantadores de areia, nova bomba, floculação e dois tanques de segmentação novos, além da recuperação de dois reservatórios que estavam parados há mais de 10 anos por causa de vazamento.
Fotos/Créditos: Priscila Fantato / Prefeitura de São Pedro