Ampliação da ETA 1 aumentará de 5 milhões para mais de 12 milhões de litros de água tratada por dia

A Prefeitura de São Pedro, em parceria com o Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), está ampliando a Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, aumentando de 5,124 milhões de litros de água tratada por dia para 12,096 milhões. A obra, que está dentro do plano de saneamento, deverá ficar pronta até a próxima semana, antecipando a previsão que era para 2018.

O sistema de tratamento, com recuperação de decantadores de areia, nova bomba, floculadores e 2 tanques de sedimentação novos, fazem parte da estrutura com investimento de meio milhão de reais com recursos próprios da Prefeitura de São Pedro e mais R$ 150 mil do Saaesp.

Complementando esta obra, já que a ETA 1 é responsável pelo abastecimento de 70% do município, está sendo feita a substituição de uma rede provisória por uma definitiva de uma adutora de 1.200 metros, de 8 polegadas, interligando a ETA 2 (Estação de Tratamento de Água) à ETA 1. Serão 30 litros de água tratada excedente por segundo que será transferida em caso de estiagem, beneficiando a maior parte da população.

De acordo com o diretor presidente da autarquia, Sérgio Patrício, esta obra proporcionará ao município uma reserva maior de água tratada, já que, com a nova caixa do Colinas que armazenará 1,7 milhão de litros de água, o excedente poderá ser transferida para a ETA 1, que abastece também a caixa do Nova Estância. “Não tínhamos essa ligação entre as estações de tratamento de água, o que nos prejudicava em época de estiagem. Os bairros atendidos pela ETA 2 não tinham racionamento, já que o Ribeirão do Meio, de onde é retirada a água bruta, dificilmente fica abaixo do nível”, disse.

ARMAZENAMENTO – A parceria ainda garantiu a recuperação de duas caixas de água não utilizadas há mais de 10 anos por causa de trincas. De acordo com Patrício, serão beneficiados mais de 11 bairros que se utilizam do sistema Nova Estância. “As caixas já estão interligadas e funcionando, aumentando em 500 mil litros a água tratada e reservada”, disse.

O prefeito Helinho Zanatta vem trabalhando constantemente no saneamento e na execução de melhoria da distribuição e reservação de água tratada. Além da ETA 1, está em construção a adutora de água bruta (ribeirão Pinheirinho/Furnas) no bairro Santana, os reservatórios nos bairros Colinas e Nova Estância, que juntos, terão a capacidade de armazenar 3,5 milhões de litros de água tratada. Além de construção de estação elevatória na região das Chácaras ABC de uma adutora de 1,7km, garantindo distribuição de água da ETA 2 na interligação da nova caixa no Colinas.

A vistoria passou pela ETA 1

Prefeito e Serginho acompanham a colocação da tubulação da adutora

Fotos/Créditos: Priscila Fantato / Prefeitura de São Pedro