São Pedro conquista qualificação inédita no Programa Município Verde Azul

Nota 65,78 foi a maior já registrada pelo município desde a implantação do programa, em 2007

São Pedro recebeu nesta quinta-feira, 17, um feito inédito: a qualificação no Programa Município VerdeAzul – PMVA, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O programa, referência nacional em Gestão Ambiental, mensura 645 municípios do Estado de São Paulo, por meio de um sistema que tem dez diretivas avaliadas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Nesta avaliação, São Pedro ficou com a nota 65,78, o que garantiu a posição 132 no Estado. É a melhor nota do município já registrada desde 2007, quando foi criado o programa, chamado de ranking da gestão ambiental.

“Foi preciso organizar este setor, que não tinha projetos nem planejamento. É uma conquista muito importante, uma classificação que São Pedro nunca recebeu e encerra com chave de ouro as mudanças implementadas na área ambiental no município”, disse o prefeito Helinho Zanatta.

Para fazer a avaliação, o Estado analisa 85 tarefas dos municípios, baseadas em ações ligadas às diretivas do Programa. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação. Por conta da pandemia do Covid 19, o evento foi realizado online e contou com a participação do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Para o secretário, o programa é o grande difundidor das metas e projetos da pasta nos municípios. “Por meio do PMVA nós levamos as nossas ações, intenções e sugestões para que cada região possa melhorar suas condições em relação ao meio ambiente. Este evento é para coroar os municípios que se dedicaram ao compromisso do desenvolvimento sustentável com esforços contínuos em prol da qualidade de vida e preservação da biodiversidade”, destacou Penido no evento.

Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos. Com a qualificação, os interlocutores municipais podem ter acesso ao sistema por meio de senha e login para conferir as notas e avaliações das suas cidades.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, hoje Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – Coordenadora municipal do Meio Ambiente e interlocutora de São Pedro no PMVA, a engenheira  agrônoma Waleska Del Pietro Storani conta que o papel da Coordenadoria foi reestruturar os programas já existentes em São Pedro e criar novos, sempre com foco nas políticas de desenvolvimento sustentável.

“Estou muito feliz e orgulhosa por ter a oportunidade de trabalhar por São Pedro e alcançar essa qualificação. Isso mostra o quanto estamos atentos com as responsabilidades relativas ao meio ambiente, sobretudo com a qualidade de vida de toda a população”, destacou a coordenadora.

Para Waleska, as pessoas se enganam quando pensam que meio ambiente resume-se ao verde.  “A sustentabilidade envolve o tripé ambiental, econômico e social e nós desenvolvemos diversas ações na cidade, com equipes multidisciplinares em todas as secretarias”, afirmou.

Entre os programas que colaboraram com a evolução de São Pedro estão, segundo a coordenadora, o Canteiro medicinal do Caps (Centro de Atenção Psicosocial), com envolvimento de pacientes e agentes comunitários de saúde como propagadores de conhecimento relativo às ervas medicinais; a horta agroecológica, junto ao programa de educação ambiental que proporciona reflexão sobre valores e atitudes, com participação de estagiários que atuam como educadores ambientais, por meio de uma troca de saberes entre produtores, estudantes e professores; o Jardim Funcional do Guido Dante; a valorização dos pequenos produtores locais por meio da Feira do Produtor cada vez mais estruturada; o Projeto de preservação de mananciais, realizado em parceria com a Prefeitura de Charqueada; a regulamentação do Comdema, que hoje faz reuniões ordinárias, com regimento interno aprovado; programas de castração social e ações para conservação da fauna silvestre; intensificação na fiscalização e no controle das queimadas e cortes de árvores sem autorização; participação na Operação Corta Fogo e formação de Brigada Municipal; o Verdejando São Pedro, que tem como objetivo aumentar a cobertura vegetal do município e já plantou mais de 1.000 árvores na cidade; a troca da rede de água, com significativa redução nas perdas; o início de funcionamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto); a construção de área própria para transbordo dos resíduos sólidos urbanos com o objetivo de aumentar a eficiência na coleta, no manejo e no transporte até o destino final do lixo urbano gerado na cidade; o Programa de coleta seletiva; o projeto da compostagem comunitária, com utilização de resíduos de podas de árvores para transformação em adubo, por meio da compostagem, realizado em parceria com a Associação dos moradores do Alpes das Águas; a melhoria da mobilidade urbana, entre outros.

“Essa qualificação representa um avanço muito significativo na área ambiental e isso agrega valor ao município que se localiza em uma área privilegiada de proteção ambiental garantindo o slogan “São Pedro, bonita por natureza”, complementa a engenheira Waleska. Para ela, é importante ressaltar que o programa envolve a cidade como um todo e o trabalho deve ser contínuo, buscando a melhoria ano a ano, tornando São Pedro uma cidade cada vez mais inteligente e sustentável.

Créditos: Prefeitura Municipal de São Pedro/Imprensa