Leituristas do Saaesp recebem novas impressoras

A equipe de leituristas do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) terá novas impressoras para as faturas de água geradas após a leitura realizada nos imóveis de São Pedro.

Os equipamentos representam investimento de R$ 15, 8 mil. As impressoras são térmicas, mais resistentes e mais modernas, com melhor qualidade de impressão.

O Saaesp possui hoje 5 leituristas que atendem, cada um, 260 imóveis por dia, em média. Para fazer a leitura do consumo de água, os funcionários do Saaesp registram os dados em um palm top conectado com a base de dados da autarquia e em seguida imprimem a conta entregue ao consumidor.

Segundo relatos dos leituristas, as principais dificuldades são os hidrômetros de difícil acesso, por isso a recomendação é seguir o padrão estabelecido pelo Saaesp, que prevê a leitura do lado de fora dos imóveis.

“A aquisição dos equipamentos é mais uma forma de modernizar o atendimento  ao consumidor e  facilitar o gerenciamento das atividades do Saaesp”, destaca o diretor-presidente da entidade, Thiago Silva.

ACESSO FACILITADO – Recentemente a fatura de água passou por mudanças. Entre as mudanças está a implantação do Código QR, código de barras bidimensonal  facilmente escaneado.

Na prática, a leitura deste código permite fácil acesso a um aplicativo para smartphone que pode ser usado como uma agência móvel da autarquia. O consumidor pode obter segunda via da conta, extrato de débitos, consultar pedidos, emitir ordens de serviço, tirar certidões, consultar histórico de consumo e qualidade da água entre outros serviços disponíveis.

No aplicativo há também seção específica para que os consumidores encaminhem fotos com solicitação de reparos de vazamento, por exemplo.

O sistema permite facilidades ao consumidor, já que poderá ter acesso a vários serviços pelo aplicativo, sem a necessidade de dirigir-se à autarquia, facilidades oferecidas também no site do Saaesp (www.saaesp.sp.gov.br).

Outro serviço oferecido pelo sistema é o envio das faturas de água por email, mediante preenchimento de um cadastro.

Para utilizar todos os serviços oferecidos pelo aplicativo é preciso baixar, sem custo, o Icolibra Plug, disponível na Play Store dos smartphones do Sistema Android.