Coordenadoria de Meio Ambiente e Saaesp instruem sobre uso consciente da água em visita guiada para alunos

Iniciativa ocorre em alusão ao mês em que é que é celebrado o Dia Mundial da Água

Em março, especificamente no dia 22, comemora-se o Dia Mundial da Água. Em alusão à data, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente e do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), realiza neste mês visitas guiadas para alunos da rede municipal de ensino no próprio complexo estrutural da autarquia, instruindo os estudantes sobre o sistema de tratamento e o uso consciente da água.

O Saaesp é responsável pela captação, tratamento e distribuição de água, e coleta e tratamento de esgoto na cidade. Ao longo do mês devem ocorrer pelo menos 40 visitas de escolas ao local, com alunos dos 2°, 3° e 5° anos do ensino fundamental, conforme pré-agendamento feito pelas instituições de ensino. Essa ação, segundo o coordenador municipal de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro, ocorre em conformidade com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

“Os alunos precisam desenvolver as habilidades de reconhecer os desafios relacionados ao uso, conservação e produção de água. Por esse motivo, eles serão o público-alvo deste importante ponto de apoio de educação ambiental que temos na cidade, que é o Saaesp” comentou o coordenador.

Durante as visitas, os discentes têm a possibilidade de conhecer o sistema de tratamento de água da cidade, identificando as principais etapas do processo e refletindo sobre o uso consciente deste bem essencial à vida. “Os alunos aprendem também sobre a importância da recuperação das matas ciliares com a prática de semeadura de sementes de árvores nativas, que num futuro próximo poderão formar uma área de preservação do município”, explicou a supervisora técnica do Saaesp, Ana Beatriz Cruzatto.

Para a responsável pela Divisão de Educação Ambiental da Coordenadoria de Meio Ambiente, Mariana Siciliano, as discussões acerca de saneamento básico são essenciais para garantir saúde, bem-estar social e redução de danos ao meio ambiente. “A educação é instrumento de transformação da sociedade, pela sensibilização das pessoas. O objetivo é proporcionar uma diversidade de experiências com a participação ativa dos estudantes, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente”, disse.

Publicado em: 09/03/2022 08:44

Créditos: Prefeitura Municipal de São Pedro/Imprensa