1º Seminário de Meio Ambiente de São Pedro teve palestras e orientações do setor

Objetivo foi informar as ações realizadas por autarquias e como cuidar do meio ambiente

Na semana que comemorou o Dia Internacional do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, realizou o 1º Seminário de Meio Ambiente do município.

Na abertura oficial, que aconteceu no dia 5, na Câmara Municipal de Vereadores, o vice-prefeito e presidente do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) Thiago Silva, falou sobre os trabalhos da autarquia e da importância do setor. “Estamos evoluindo. Nosso trabalho nessa gestão é constante. Precisamos continuar em frente, fazendo cada um a sua parte, sabendo que a união e a colaboração de todos trarão para nossa cidade o desenvolvimento necessário. A Prefeitura e o Saaesp estão investindo em grandes obras. Uma delas é para evitar as perdas de água tratada, que hoje chega aos 48%. Acabamos de assinar um convênio de R$ 3 milhões, justamente para dar continuidade ao planejamento proposto em nossa gestão e a Agenda 2025”, disse.

Representando o prefeito Helinho Zanatta, o secretário de Governo, Pedro Aguiar, falou sobre a conscientização. “Esta ação mostra o esforço em realizar ações em conjunto com a comunidade, além de informar e orientar. Ter a consciência de que todos fazem parte dessas melhorias, é o principal movimento para a continuidade do trabalho”, afirmou.

Ainda no dia 5, o Sargento do Corpo de Bombeiros da Base de São Pedro, Ricardo Migatta, palestrou sobre prevenção de queimadas. Em seguida, Rafael Monteiro, supervisor técnico do Saaesp, falou sobre o uso racional da água.

No dia 6, Luiz Sertório, gestor da APA Corumbataí, Botucatu e Tejupa, palestrou sobre a “Conservação do Patrimônio Natural Protegido: gestão, desafios e perspectivas; e Guilherme Moya, da Iniciativa Verde, trouxe as informações sobre o Programa Nascentes.

“Quero agradecer o envolvimento de todos, principalmente a parceria de nossos produtores rurais locais, a Casa da Agricultura em São Pedro e CDRS. Vamos em busca das melhorias. Através desses programas iremos avançar ainda mais” finalizou a coordenadora de Meio Ambiente, Waleska Del Pietro.