Sobre São Pedro

Sobre São Pedro

Muito conhecida por suas belezas naturais, a Estância Turística de São Pedro, localizada no interior de São Paulo, a 190 quilômetros da capital, repousa na encosta da Serra do Itaqueri, garantindo aos visitantes uma ótima opção de lazer, descanso, ecoturismo, turismo religioso e empresarial, gastronomia e esportes de aventura como o rappel, arborismo, cascading, trilhas para off-road e 4×4, voos de asa-delta e parapente. Para acolher os visitantes com tantos atrativos, a cidade dispõe de uma enorme rede de hospedagem, sendo a terceira estância do estado com o maior número de leitos, desde os mais luxuosos hotéis, até as pousadas mais aconchegantes, simples e familiares.

São Pedro é berço do Rio Jacaré-Pupira, e tem a área urbana cortada por dois ribeirões, o Pinheiro e o Samambaia, e está a 580 metros do nível do mar, tendo a seu favor um clima ameno e agradável, que dura quase o ano todo.

Grandes atrativos turísticos fazem da cidade um local onde qualquer visitante, de qualquer idade, desfrute de sua beleza. No Alto da Serra as cachoeiras chamam a atenção pelas quedas naturais, rodeadas de muito verde. É lá também que fica o penhasco Cruzeiro do Facão; a destilaria que produz a “Cachaça da Diretoria”; o antiquário “Vila Del Capo”; a Igreja Santo Antônio, que guarda uma relíquia do santo de Pádua doada pelo Vaticano, e certamente, um dos pontos mais belos da cidade, considerado um cartão postal: o Parque do Cristo “Aureliano Esteves”, onde o turista poderá apreciar a vista pelo alto e, em dias claros, enxergar cidades como Piracicaba e Rio Claro no horizonte.

Atrativos culturais e históricos fazem diferença da estância. O Museu “Gustavo Teixeira”, que leva o nome de seu filho e poeta maior, mostra a história da cidade desde seus primeiros dias como “Pouso do Picadão”. No Boulevard “Dona Hermelinda”, a Feira de Artes e Artesanatos expõe o melhor da produção local. Já a Feira do Produtor expõe os melhores produtos hortifrutigranjeiros, queijos e doces artesanais. O Boulevard e a Feira do Produtor são atrações de todos os finais de semanas e feriados.

Ainda na zona urbana, é possível fazer uma bela caminhada no Parque “Maria Angélica Manfrinato”, que oferece uma agradável paisagem com seu lago, quiosques, parquinho para as crianças, bancos à beira das sombras das árvores e desfrutar também de passeio de pedalinho.

Durante o ano, muitos eventos fazem parte da programação da cidade. O tradicional Carnaval de rua, a encenação da Paixão de Cristo, a Mostra de Teatro, além das típicas quermesses, como a de São José, Santo Antônio e São Pedro, o Rodeio, o Encontro de Motociclistas e a Semana Gustavo Teixeira.

A culinária local é uma atração à parte. Desde as lanchonetes, churrascarias, petiscarias e docerias, até a tradicional gastronomia com comida caipira como torresmo, leitão a pururuca, costelinha de porco e frango caipira, tudo servido em fogão à lenha. O doce de Jaracatiá, fruta típica da região, colhida apenas no mês de fevereiro, é a guloseima que o turista não pode deixar de experimentar.