O Saaesp

Apresentação

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro – SAAESP é uma autarquia municipal, responsável pela captação, adução, tratamento e distribuição de água, e coleta e tratamento de esgoto. Foi criada e implantada em junho de 2002, substituição ao Departamento de Água e Esgoto e sua administração atualmente é exercida por uma Diretoria nomeada por Portaria do prefeito municipal.

A receita do SAAESP provém dos valores arrecadados com consumo de água; utilização da rede de esgoto; tarifa ligações e religações de água e esgoto; disponibilidade das redes; contribuição de melhoria e outros decorrentes dos serviços prestados à população.

Assim, todas as receitas e despesas (com funcionários, compras, prestação de serviços, obras, etc.) são verificadas pessoalmente, em visita de auditores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, com periodicidade de aproximadamente um ano, havendo também o controle à distância, exercido por meio do Poder Público Municipal, através dos relatórios que são enviados mensalmente.

O objetivo do SAAESP é manter um constante aperfeiçoamento técnico, para a completa satisfação da população de São Pedro. Seus maiores comprometimentos são com relação à aplicação dos melhores e mais modernos métodos visando manter a qualidade da água; à realização de obras para manutenção e ampliação do sistema de saneamento básico do município; ao atendimento de qualidade ao contribuinte, em espaços confortáveis e bem planejados; à implantação de programas e sistemas de informática, visando a otimização dos procedimentos internos; à racionalização no uso dos recursos financeiros, procurando sempre respeitar o dinheiro público.

O SAAESP possui uma estrutura operacional composta por 3 Estações de Tratamento de Água (ETA), 1 Estação de Bombeamento (EB), 6 Unidades de Captação (UC) e 10 Poços Artesianos, com os respectivos reservatórios que seguem as normas da Portaria 518 de 2004.

Nosso município atualmente possui cerca de trinta e dois mil habitantes, no qual 95% da população residem na área urbana e de expansão, e são atendidas pelo sistema público de tratamento e distribuição de água administrada pelo SAAESP. O restante, ou seja, 5% da população rural do município possuem poços artesianos ou semi-artesianos próprios ou comunitários.

Quanto ao sistema de esgoto, toda a área urbana do município é contemplada por este serviço, e o SAAESP conta com a rede de coleta e afastamento de efluentes e 3 unidades de tratamento, sendo a ETE Santa Mônica, correspondente a 12% de tratamento, a ETE Horto Florestal, que passa por processo de novo licenciamento ambiental para início das obras de readequações e ampliação e a ETE Principal localizada próximo ao Ribeirão Samambaia, às margens da Rodovia SP-304, que está em fase final de projeto, licenciamento e em processo de formalização de convênio junto ao programa Água Limpa, do Governo do Estado de São Paulo.  O objetivo do projeto Água Limpa é recuperar a qualidade das águas interiores do Estado, buscando a melhoria da qualidade das águas e de vida dos habitantes, bem como os indicadores da saúde pública e o desenvolvimento da cidade.

Em síntese, o SAAESP – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro é um órgão público comprometido com o saneamento básico, procurando levar saúde e bem-estar a toda população.