Estudantes visitam Saaesp e fazem atividades especiais na Semana da Água

24 março 2017  |  news  |  Share

Informações sobre o trajeto percorrido pela água dos rios até a torneira de casa foram alguns dos tópicos abordados com estudantes que visitaram o Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) na Semana da Água. As visitas, feitas por alunos da rede municipal e particular, integraram a programação desenvolvida pela autarquia para celebrar a data.

Os estudantes ouviram explicações dos técnicos e puderam ver o tratamento feito na água na Estação de Tratamento localizada na sede da autarquia. Também foram destaque temas como a importância de preservação deste bem precioso e a reutilização da água. Um exemplo prático foi a Estação de Tratamento de Lodo, que quando entrar em funcionamento, em breve,vai evitar o descarte de muitos litros de água utilizados para lavar os equipamentos semelhantes aos filtros da Estação de Tratamento.

“Mostrar como a água chega até a casa de nossos alunos foi a forma que encontramos de celebrar este dia especial, promovendo uma conscientização e mostrando efetivamente o valor que ela tem e que, muitas vezes, só é reconhecida pela falta que faz. Vivenciando esta experiência formamos multiplicadores da mensagem contra o desperdício de água”, disse a diretora do Colégio Objetivo,  Adriana Alberici.

PEDIDO ESPECIAL – Com cartões recortados em forma de gotas, os alunos da Escola Municipal Joaquim Norberto de Toledo percorreram o quarteirão da escola. A pedestres e comerciantes, os estudantes de 6 e 7 anos perguntavam: “Você pode cuidar do meu tesouro?”, referência à água, bem cada vez mais precioso.

Na ponta da língua, as crianças tinham informações sobre medidas necessárias para preservar a água, como fechar a torneira ao escovar os dentes, tomar banhos rápidos, não sujar os rios e mares. O grupo também fez o pedido à secretária de Educação, Cleia Rivero, que gostou bastante da intervenção dos estudantes.

Maria do Carmo Parpineli e Maria de Lourdes da Silva, que passeavam por São Pedro na quarta-feira de manhã, elogiaram a ação das crianças. “É muito bom que eles aprendam desde cedo, porque quando ficam mais velhos é difícil mudar hábitos”, disseram.

Todas as escolas da rede municipal realizaram atividades especiais para celebrar o Dia Mundial da Água, sempre com foco na importância da preservação e no papel que cada um pode desempenhar para preservar o meio ambiente.