Saaesp intensifica cortes de água

O Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) intensificou o serviço de corte de água. O principal objetivo é garantir as mesmas condições para todos os usuários.

O corte pode ocorrer para munícipes que tenham duas ou mais conta em atraso, não necessariamente em datas consecutivas. Para fazer a religação, além de pagar os débitos, é preciso pagar R$ 55 da taxa de religação.

Outro serviço intensificado pela autarquia é a fiscalização nos hidrômetros instalados em toda a cidade com o objetivo de reparar erros e identificar possíveis irregularidades nos aparelhos que medem o volume de água consumida.

A medida foi adotada após a verificação de muitos hidrômetros parados. Muitas das visitas feitas pelos técnicos a estes locais identificaram manobras feitas com a intenção de usar a água de maneira irregular, como ligações clandestinas ou objetos que impedem o funcionamento dos hidrômetros, como arames e pedaços de plástico.

Gato  – nome dado às ligações clandestinas – é crime previsto no Código Penal Brasileiro, além  de gerar autuação do usuário, que está sujeito também à cobrança retroativa do período em que foi detectado o problema.

Em caso de identificação deste tipo de ação, o contribuinte é autuado e o hidrômetro é substituído. O valor da multa, acrescido da mão de obra e do custo do aparelho, é de aproximadamente R$ 350.

O contribuinte também pode responder criminalmente pelo ato, além de sofrer cobranças retroativas referentes ao período em que o hidrômetro ficou sem registro da água consumida.

Para evitar qualquer problema, o contribuinte deve ficar atento às informações que aparecem na conta de água. Em caso de algum registro, a anotação aparece no campo “ocorrências” da conta de água.

O combate às ligações clandestinas é também uma forma de garantir os investimentos do Saaesp , já que com a regularização, a autarquia passa a receber pelo serviço prestado e garante recursos para melhoria do sistema de abastecimento.

O setor de atendimento do Saaesp funciona  de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é o 3481 8111.

SERVIÇOS ON LINE – O Saaesp, por meio do  www.saaesp.sp.gov.br, facilitou o acesso a vários serviços pela internet. O consumidor deve acessar o ícone Saaesp on-line, preencher com o ID eletrônico (pode ser consultado nas contas de água)  e acessar serviços como segunda via de conta/débitos, dados cadastrais, contas pagas, autenticações, certidão negativa, solicitações, últimas leituras, lançamentos futuros e anexo tarifário.

CONSUMO –  O Saaesp tem hoje aproximadamente 13.300 ligações de água em toda a cidade. O consumo em São Pedro é de aproximadamente 11 milhões de litros de água por dia.