Saaesp adquire equipamentos para laboratório da ETE Samambaia

Com recursos próprios, o Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) investiu R$ 28,2 mil em novos equipamentos para o laboratório de monitoramento da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Samambaia. As análises, que antes eram feitas por uma empresa terceirizada uma vez por mês, agora são realizadas semanalmente dentro do próprio laboratório da autarquia.

De acordo com a supervisora técnica do Saaesp, Ana Beatriz Cruzatto, os equipamentos serão usados para análises microscópicas do lodo ativado, de sólidos sedimentáveis totais e sólidos sedimentáveis voláteis. “Com essa estrutura própria, teremos maior autonomia, o tempo de respostadas análises será mais rápido, com melhores ajustes e tomadas de decisão. Antes esperávamos até 15 dias pelo resultado, agora não leva mais que 24 horas”, explicou a bióloga.

Entre o material adquirido, Ana Beatriz destaca a estufa, a mufla (forno que chega a temperatura de 500ºC para secar amostra do lodo que será quantificado), balança, secador, sistema de filtração a vácuo, microscópio óptico e acessórios. “Além de melhorar o rendimento do nosso trabalho, dará mais eficiência ao processo de tratamento de esgoto”, disse.

Com capacidade para atender até 40 mil habitantes, atualmente na ETE Samambaia são coletados e tratados cerca de 80% do esgoto da cidade. “Ainda faltam algumas interligações para chegarmos aos 100%, mas em breve vamos concluir a ETE do Horto Florestal, que deverá atender até 20 mil habitantes de uma região que vem crescendo bastante, como dos bairros São Francisco, Horto e Botânico”, explicou a supervisora.

CONSCIENTIZAÇÃO – Apesar de realizar constantes fiscalizações em empresas com os serviços de lava-rápido, Ana Beatriz falou da necessidade de conscientizar os empresários e moradores sobre o descarte de óleo, detergente e produtos de limpeza na rede de esgoto. “Temos bastante esse tipo de ocorrência. Infelizmente, por conta desse descarte irregular, a eficiência do tratamento do esgoto muitas vezes é prejudicada. Essa quantidade exagerada de produtos de limpeza, detergente e óleo em alguns pontos da cidade, que interfere no funcionamento das bombas, já está sendo monitorada por nossas equipes”, alertou.

 

 

 

 

A bióloga Ana Beatriz Cruzatto é a supervisora técnica do Saaesp – foto: Daniella Oliveira

Publicado em: 22/08/2022 10:14

Créditos: A TRIBUNA PIRACICABANA