Presidente do Saaesp participa de reunião com secretário de Estado do Saneamento

Junto ao deputado Mendes Thame, o prefeito de São Pedro e o presidente do Saaesp buscaram apoio para o Projeto 100% Esgoto de São Pedro.

O prefeito de São Pedro, Eduardo Modesto, esteve na manhã de hoje (11 de março) reunido com o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giribone, em São Paulo.

O encontro, que tinha como pauta o Programa Água Limpa, contou ainda com a participação do presidente do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), Sérgio da Silva, do deputado federal Mendes Thame e dos prefeitos Luis Campaci, de Capivari, José Rosseto, de Cerqueira César e Carlos Tamiazo, de Cordeirópolis.

Mendes Thame iniciou a audiência salientando os excepcionais esforços que os prefeitos presentes vêm fazendo em prol da universalização do saneamento em seus respectivos municípios.

Logo depois o secretário reafirmou a importância do Programa Água Limpa para todo o Estado de São Paulo, deixando claro a preocupação do governo do Estado é com o bem-estar da população, acima de tudo, sempre de olho na preservação dos recursos hídricos.

A reunião tratou também de itens orçamentários, com Giriboni afirmando que a verba destinada para o Água Limpa, para este ano, será de aproximadamente 77 milhões de reais. Os prefeitos explicitaram seus casos e dificuldades ligadas à área de saneamento.

Du Modesto colocou em pauta alguns projetos de saneamento de São Pedro que ainda não foram executados.

O município possui, hoje, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Santa Mônica, que atende a 4.500 moradores e necessita de revitalização, além da ETE do Horto que está com as obras paradas, aguardando apenas algumas tramitações burocráticas para início da obra do novo projeto e que também atenderá a 4.500 munícipes.

O prefeito verificou, ainda, o andamento do projeto executivo da ETE principal, que atenderá o restante da população, completando 100% do esgoto tratado em São Pedro e consolidou a intenção em fazer a doação de uma área para a construção desta ETE. “Pretendemos firmar um convênio com o governo do Estado, o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), que é de extrema importância não apenas ao município, mas ao meio ambiente em geral, contribuindo para o avanço da questão ambiental em toda a bacia do Piracicaba”, declarou Du Modesto.

O secretário Edson Giriboni, que já foi vice-prefeito da cidade de Itapetininga, se comprometeu a analisar detalhadamente os casos dos projetos de São Pedro e região, buscando soluções viáveis para todos os problemas apresentados.