Novo modelo de conta do Saaesp começa a ser entregue na terça-feira

Os consumidores do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) começam a receber na próxima terça-feira, dia 2, o novo modelo de fatura de água, esgoto e serviços. Entre as mudanças está o Código QR, código de barras bidimensonal  facilmente escaneado.

Na prática, a leitura deste código vai permitir fácil acesso a um aplicativo para smartphone que pode ser usado como uma agência móvel da autarquia. “O consumidor poderá obter segunda via da conta, extrato de débitos, consultar pedidos, emitir ordens de serviço, tirar certidões, consultar histórico de consumo e qualidade da água entre outros serviços disponíveis”, explica Adriano Januário, proprietário da Sanefiz, empresa responsável pelo sistema de gestão que vai gerenciar essa e outras atividades do Saaesp.

“A utilização deste sistema, que inclui as atividades de leitura, saneamento e do setor administrativo vai modernizar e facilitar o gerenciamento das atividades do Saaesp”, destaca o diretor-presidente da entidade, Thiago Silva. “Para o serviço público é um ganho econômico, já que o próprio consumidor vai acessar serviços pelo aplicativo”, completa.

Outra mudança é que a conta vai passar a conter uma foto com registros da leitura ou eventual ocorrência que impeça a mesma, garantindo maior transparência ao processo. No aplicativo há também seção específica para que os consumidores encaminhem fotos com solicitação de reparos de vazamento, por exemplo.

O novo sistema vai permitir facilidades ao consumidor, já que poderá ter acesso a vários serviços pelo aplicativo, sem a necessidade de dirigir-se à autarquia, facilidades que são oferecidas também pelo site do Saaesp (www.saaesp.sp.gov.br)

Outro serviço oferecido pelo novo sistema é que o munícipe vai poder solicitar o envio das faturas de água por email, mediante preenchimento de um cadastro.

Para utilizar todos os serviços oferecidos pelo aplicativo é preciso baixar, sem custo, o Icolibra Plug, disponível na Play Store dos smartphones do Sistema Android.