Novo laboratório do Saaesp agiliza análise da qualidade da água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp) inaugurou no mês de junho o laboratório de análises microbiológicas na Estação de tratamento Massahal Takaki, denominada ETA I.

O projeto foi desenvolvido pelos funcionários Ana Beatriz Cruzatto e Rafael Carlos Monteiro em 2019, com parceria do Semae de Piracicaba, que disponibilizou sua estrutura para teste dos materiais utilizados em São Pedro. A execução do projeto foi iniciada no começo de 2020, com a participação do engenheiro Bruno Maeta, responsável pelo layout e reforma da estrutura do laboratório.

A estrutura foi montada com equipamentos necessários para realizar as análises microbiológicas qualitativas, como presença e/ou ausência de coliformes totais e Escherichia coli. O objetivo é testar a potabilidade da água distribuída pra consumo humano, isto é, ausência do risco de contaminação por microrganismos causadores de doenças provenientes das fezes humanas e de outros animais de sangue quente. São feitas aproximadamente 1.600 análises deste tipo por ano pelo Saaesp.

“A implementação do laboratório garante maior autonomia na rotina de controle de qualidade do Saaesp, com a obtenção dos resultados em 24 horas. Essa característica potencializa a gestão de tratamento e a qualidade da água disponibilizada no município, com identificação de ajustes necessários em tempo real e proposição de melhorias”, destaca Ana Beatriz Cruzatto.

“Além de inovação e tecnologia, a economia prevista com o laboratório próprio é de aproximadamente R$ 50 mil ao ano com a realização dos ensaios semanais que anteriormente eram realizados por um laboratório terceirizado”, afirma o diretor presidente do Saaesp, Giovane Genezelli.