Nova São Dimas 1 começa a receber rede de água

A nova etapa de urbanização realizada pela Prefeitura de São Pedro e Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) no bairro São Dimas 1 inclui a instalação de rede água, ação social sem nenhum custo aos moradores.

A medida significa mudança importante na rotina, como conta a moradora Nadir Santana dos Santos Silva, há 15 anos no bairro, com 9 filhos e 10 netos.

“Para ter água durante o dia precisava passar a noite enchendo balde. Era muito ruim, não dava para dormir”, conta.

Beatriz Carvalho, que mora há 9 anos no bairro com os filhos Emanuel, 9, Kaleb, 3,e o marido, recorda para dar banho quente nas crianças, só esquentado a água. “A gente esquentava para eles e eu e meu marido tomávamos banho frio mesmo. Agora é diferente, tem água quente em casa”, comemora.

Franciele da Conceição, 27, com as filhas Rafaela, 9 e Milena, 4, também celebra a mudança. “Antes precisava pedir para as pessoas para pegar água. Agora não, ficou bem melhor”. Franciele conta também que após receber os títulos de posse, aconteceram várias mudanças. “Muita gente tinha receio de mexer nas casas e agora já estão tirando as tábuas, mexendo mesmo e ficou bem melhor, sem escorpião, rato. Hoje tem mais qualidade de vida”, conta a moradora que vive no bairro desde que nasceu.

REDE – O vice-prefeito e diretor-presidente do Saaesp, Thiago Silva, conta que a instalação das caixas-padrão e da rede de água deve ser concluída no bairro em aproximadamente um mês, quando a rede de água começa efetivamente a funcionar. “É uma conquista muito importante para os moradores, que antes precisavam guardar água em tambores e reservatórios improvisados”, disse, reforçando que são 143 famílias beneficiadas com a ação social. “A Prefeitura e o Saaesp estão garantindo mais dignidade para estas pessoas”, destacou.

Coordenadora de Desenvolvimento Social, Adriana Mariano comemora a ação. “Realizamos um trabalho contínuo de orientação e cadastramento social desde 2003. Esses moradores sempre solicitaram a regularização das moradias, pois queriam viver com mais dignidade”, afirma. Adriana informa que no bairro Nova São Dimas 1 vivem 143 famílias,  com um número estimado de 572 pessoas avaliadas como vulneráveis. A coleta de dados é resultado de um trabalho conjunto das equipes da Coordenadoria de Desenvolvimento Social, Cras Jardim São Dimas e Secretaria Municipal de Obras. “Após tanto tempo, os moradores puderam realizar o que sempre buscaram: a regularização das moradias e toda infraestrutura necessária para uma vida digna”, disse Adriana, que agradeceu a gestão Helinho e Thiago pela conquista.

Além da rede de água e galerias pluviais, o bairro vai receber rede de energia elétrica regularizada, e um próxima etapa, pavimentação.

A ação é resultado de um trabalho conjunto entre as secretarias de Obras, Governo, Saúde e Desenvolvimento Social, Saaesp e a CPFL Paulista, com o objetivo de regularizar a situação do bairro e oferecer qualidade de vida à população.

POSSE – Um dos pontos altos desta ação aconteceu em fevereiro deste ano, quando 143 famílias no Nova São Dimas I receberam títulos de posse de suas moradias. O documento, que representa a concretização de um antigo sonho de moradores do local, é uma espécie de “certidão de nascimento” dos imóveis e abriu caminho para outras melhorias, como estas que estão sendo executadas.

Na cerimônia de entrega dos títulos aos moradores, o prefeito Helinho Zanatta destacou que o sonho que começou a se tornar realidade é fruto do trabalho de muitas pessoas, citando a Câmara Municipal e de outros setores considerados fundamentais. A regularização do bairro é uma das medidas previstas no planejamento estratégico desenvolvido desde 2013 pela administração municipal,a chamada Agenda 2025.