Nota de esclarecimento à população – SAAESP

O SAAESP (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), autarquia séria, responsável e que se pauta pela lei, esclarece que atento à necessidade primordial de abastecimento de água da população, realizou estudo hidrológico com o objetivo de determinar o potencial de exploração sustentável de um novo manancial – para uso EMERGENCIAL, no caso o Rio Jacaré-Pepira. A captação pretendida tem por objetivo assegurar o abastecimento público da área urbana no município de São Pedro.

Os estudos realizados indicam que o manancial tem capacidade para abastecer São Pedro dentro do limite estabelecido pela legislação; que o uso emergencial do manancial será extremamente importante para evitar o desabastecimento da cidade e que em situações normais de precipitação (chuva), não há necessidade de acionar esta captação.

Para realizar esta ação, prevista no decreto Decreto nº 7.027, de 5 de outubro de 2020, foram protocoladas as documentações e solicitações aos órgãos competentes (DAEE e CETESB).
Como medida preventiva de uma gestão séria e preocupada com o bem estar da população são-pedrense, informamos que neste momento a captação encontra-se em fase de montagem e instalação de tubulações emergenciais e demais equipamentos, portanto, ainda NÃO foi realizada a captação do referido rio.
Com estas informações, queremos tranquilizar os moradores locais, produtores rurais e a população do município de Brotas. Todas as nossas ações foram pautadas tecnicamente, na legalidade e transparência e não vão prejudicar nenhum segmento ou localidade.