Helinho Zanatta e Thiago Silva assinam convênio de R$ 3 milhões

Prefeito e seu vice estiveram em São Paulo nesta terça; recursos vêm através do Fehidro e serão usados para ações de combate às perdas de água; obras devem iniciar no segundo semestre

Um investimento de quase R$ 3 milhões em saneamento realizado pelo Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) em parceria com a Prefeitura de São Pedro. É esse o valor de convênio assinado em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, na terça-feira, 4, pelo o prefeito Helinho Zanatta e o vice-prefeito e presidente do Saaesp, Thiago Silva, para ações de combate às perdas de água.

Com a presença do governador João Dória, o recurso que sairá do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), por meio da Agência das Bacias PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), com contrapartida municipal de R$ 347 mil, será usado no projeto de setorização, instalação de válvula redutora de pressão e troca de rede de água. “Essas são ações que complementam outras elencadas no Plano de Perdas, algumas já implantadas, como a Estação de Tratamento de Lodo, inaugurada em maio de 2017, e que garante economia de 2,4 milhões de litros de água por mês”, informou Thiago Silva.

Com processo licitatório em andamento, as obras podem iniciar no segundo semestre deste ano. “Vamos melhorar o serviço. A tubulação do setor 1, onde está a região central, é antiga e nunca foi substituída, ocasionando problemas sérios, como entupimentos e perda de água tratada. Essa obra irá reduzir as perdas e melhorar a eficiência no atendimento do serviço”, destacou o prefeito Helinho Zanatta.

Outro diferencial desta obra é que as instalações serão feitas pelo chamado método não destrutivo, que garantem menos transtornos aos munícipes, já que não haverá aberturas de grandes valas nas vias para instalações.

A intenção, de acordo com o consultor técnico do Saaesp, Thiago Seydell, é aliar essas medidas com outras já implantadas e baixar o índice de perdas para aproximadamente 20% até o final de 2020.