ETE “Professor José Augusto Rego Barros Seydell” é inaugurada

Estação de Tratamento de Esgoto garante retirada de 64,8 toneladas por mês de matéria orgânica dos mananciais que abastecem São Pedro

“É um marco para São Pedro, para o Meio Ambiente, avanço no Turismo e na qualidade de vida”, definiu o vice-prefeito de São Pedro, Thiago Silva, na inauguração da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) “Professor José Augusto Rego Barros Seydell”. A cerimônia, realizada no sábado, dia 5 de dezembro, foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de São Pedro.

Participaram do evento Dalto Brochi, diretor geral da Ares PCJ, Rubens Françoso, presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba e Daniel Gonçalves, superintendente do SAAE de Rio das Pedras, além dos vereadores Giuliano Antonelli, Du Sorocaba, Adriano Vitor e Robinho, dos secretários municipais Caio Piedade (Obras) , Pedro Aguiar (Governo), Clarissa Quiararia (Turismo) e do diretor-presidente do Saaesp, Giovane Genezelli. O prefeito Helinho Zanatta não pode participar do evento por estar cumprindo isolamento em casa após ter resultado para Covid-19 confirmado.

Giuliano Antonelli, atual vice-presidente da Câmara e vice-prefeito eleito, falou em nome do Legislativo. Destacou a importância da obra que recebeu investimentos de R$ 17,8 milhões para o Meio Ambiente e saúde. “Como médico, sei da importância desta obra que vai marcar a história de São Pedro”, afirmou. Ele evidenciou também o papel da Câmara em todo o processo para a construção da ETE.

“Cada real investido em saneamento traz benefícios para o chamado 3S: saúde, sustentabilidade e social”, disse o diretor-presidente do Saaesp, Giovane Genezelli, que agradeceu todo o empenho da equipe da autarquia para a realização da ETE, com capacidade para tratar o esgoto produzido por 40 mil pessoas.  “É uma obra com grande volume de investimentos e com grande impacto”, acrescentou. “O saneamento é um ótimo legado para as futuras gerações e São Pedro está de parabéns por esta conquista”.

PLANEJAMENTO – A importância do planejamento foi outro ponto destacado por Thiago Silva, ex-diretor presidente do Saaesp e prefeito eleito de São Pedro. “Tudo o que estamos vendo hoje é fruto de planejamento iniciado há 8 anos. O prefeito Helinho sempre foi um homem visionário e procurou o sr. Seydell para colocar em prática este projeto.Não foi um caminho fácil. Foram muitas etapas, projetos, estudos, solicitações de verbas ao Fehidro até chegar a  esta inauguração”, afirmou, acrescentando que a trajetória vai continuar. “Estamos aqui para fazer o melhor”.

HOMENAGEM – Filho do engenheiro José Augusto Rego Barros Seydell, Tiago Seydell falou em nome da família. “É um momento de muita emoção. Esta estação é fruto de um trabalho muito sério e que teve a participação do meu pai, uma pessoa realmente diferenciada que tive o privilégio de ter na minha casa.” Para ele, que também é engenheiro, a ETE deixa São Pedro na vanguarda do saneamento. Em seu discurso de agradecimento, Tiago Seydell lembrou que ainda em 2012, após as eleições,o prefeito Helinho Zanatta procurou seu pai com o objetivo de encontrar soluções para a falta de água e de tratamento de esgoto, questões consideradas prioritárias já no início do seu primeiro mandato. Além de Tiago, outros familiares e José Augutso, como a filha Talita, a neta Leila e a viúva Heliana participaram do evento.

SISTEMA AVANÇADO – O processo de tratamento da ETE é considerado um dos mais modernos, com uso de tecnologia holandesa, medição de vazões, tratamento preliminar (sujeiras grossas), tratamento secundário, concepção integrada de reatores aeróbios e anaeróbios, queima de gás, desinfecção e tratamento de log gerado, além de estação elevatória, 2.500 metros de linha de recalque e 80 metros de coletor de interligação. Os investimentos incluem também implantação do sistema complementar de afastamento, coletor tronco, linha de recalque e estação elevatória, obras que garantem o ‘caminho’ do esgoto coletado até a ETE.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Autoria: Prefeitura de São Pedro