COMUNICADO – QUALIDADE DA ÁGUA DE SÃO PEDRO

Tendo em vista pesquisa divulgada recentemente sobre a qualidade da água em vários municípios do Estado de São Paulo, esclarecemos:

– A água potável distribuída à população de São Pedro atende todos os parâmetros de qualidade da legislação brasileira, conforme determina a Portaria de Consolidação nº 05 anexo XX do Ministério da Saúde, de 28 de setembro de 2017.

– O estudo divulgado recentemente toma como base normas e padrões suíços (onde algumas das substâncias citadas tem sua utilização proibida, o que não ocorre no Brasil).

– O SAAESP possui sistema de controle de qualidade e realiza mensalmente análises laboratoriais, compreendendo todo o sistema de captação, tratamento e distribuição de água. Portanto, é possível afirmar veementemente que a água distribuída e reconhecida como uma das melhores da região não está contaminada ou imprópria para consumo.

– Os resultados das análises realizadas são inseridos no recorrentemente no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA).

– Esclarecemos ainda que o resultado das análises e parâmetros são divulgados aos usuários mensalmente na fatura de água e por meio de relatórios anuais, sendo todo o trabalho monitorado internamente pelo departamento técnico do SAAESP e também pela agência reguladora ARES PCJ, que realiza coletas de amostras de água tratada e distribuída à população para verificar a qualidade e eficiência do trabalho realizado pela autarquia.

– O SAAESP garante a qualidade da água e certifica todos os munícipes que não há nenhum tipo de contaminação.
Responsabilidade e trabalho sério, uma premissa do SAAESP.