Comitês PCJ aprovam mais R$ 3 milhões para água em São Pedro

Reunião ordinária dos Comitês PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) realizada na manhã desta sexta-feira, 14, em Rio das Pedras, referendou a liberação de R$ 2.997.040,16 para serem aplicados em melhorias no sistema de distribuição de água de São Pedro. Os recursos – R$ 2,65 milhões liberados via Agência das Bacias PCJ e outros R$ 350,7 mil de contrapartida municipal – serão aplicados na implantação de ações de combate às perdas de água com projetos de setorização, instalação de válvula redutora de pressão e troca de rede.

“Essas são ações que complementam outras elencadas no Plano de Perdas, algumas já implantadas, como a Estação de Tratamento de Lodo, inaugurada em maio de 2017, e que garante economia de 2,4 milhões de litros de água por mês, e a troca de 3.500 hidrômetros ao longo dos últimos 21 meses”, informa o diretor-presidente do Saaesp, Thiago Silva.

“Apesar das melhorias significativas já implantadas na distribuição de água, há ainda bastante trabalho a ser feito nesta área tão importante, por isso a liberação destes recursos é essencial”, disse o prefeito Helinho Zanatta.

Consultor técnico do Saaesp, Thiago Seydell explica que as medidas, aliadas a outras já implantadas ou com implantação planejada, vão baixar o índice de perdas do município. “Nossa meta é chegar a 20% até o final do 2020”, avisa.

O diretor-presidente destaca também que as prioridades encaminhadas para análise da Agência PCJ e referendadas nesta sexta-feira são todas embasadas em estudos técnicos, feitos por empresa especializada. “É um volume importante de recursos e a confirmação da liberação acontece depois de conseguirmos realizar todas as obras importantes para o tratamento de esgoto”, afirmou.

O diretor-presidente informa ainda que quando todas as ações do Plano de Combate de Perdas forem implantadas, será possível fazer a automação do sistema de abastecimento e distribuição de água. “São ações planejadas que vão garantir eficiência maior”.

Os próximos passos agora são assinar o contrato que garante a liberação de recursos para o Saaesp e dar  início ao processo licitatório, o que tem previsão para ocorrer no primeiro trimestre de 2019.

COMITÊS PCJ – Os três colegiados que formam os Comitês PCJ – Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ), Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ FEDERAL) e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ1) — são as instâncias máximas para a tomada de decisões sobre a gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, com diretorias integradas.

Os Comitês PCJ abrangem 76 municípios (71 paulistas e cinco mineiros) e são compostos por representantes dos Governos Federal, dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, dos municípios, usuários dos recursos hídricos e da sociedade civil.

A região das Bacias PCJ é formada por aproximadamente 5,7 milhões de habitantes e responde por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e 14% do PIB do Estado de São Paulo.