Área da nascente modelo no Alpes vai receber 500 árvores de espécies nativas

A área da subcaptação de tratamento de água “Jamil Gomes Leite”, também conhecida como Nascente Modelo do Alpes das Águas, foi o local escolhido para receber neste sábado, 4, o plantio de 500 árvores de espécies nativas e dar início à implantação de 10 hectares de florestas – o equivalente a 10 campos de futebol. A ação será realizada pelo Projeto Corredor Caipira e pela Prefeitura de São Pedro. O Corredor Caipira é uma iniciativa coordenada pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), ligada à USP, e conta com patrocínio da Petrobras. A ação está programada para ocorrer das 8h às 11h.

Na mesma data, em Charqueada, o prefeito de São Pedro Thiago Silva e o coordenador de Meio Ambiente Rogério Bosqueiro Júnior participarão do evento do Projeto Mananciais, organizado pela Agência de Bacias PCJ, pelo Comitê PCJ, pela organização não governamental SOS Mata Atlântica e pelas Prefeituras de Charqueada e São Pedro.

O evento também marcará o início da recuperação de mananciais em 30 propriedades em ambos os territórios. O projeto estima o plantio de 500 mil árvores que garantirão a proteção das microbacias hidrográficas do Córrego Boa Vista (Charqueada) e do Córrego Água Branca (São Pedro).

“Esses são passos importantes para uma ação efetiva de proteção ambiental na nossa cidade, com olhar assertivo na preservação das nascentes e mananciais que garantirão água nas nossas torneiras”, destaca o coordenador de Meio Ambiente.

“O desafio é tão grande que não seria possível sem a formatação de uma sólida rede de colaboração e parcerias. Neste contexto, iniciativas públicas e privadas estão unindo esforços à Prefeitura de São Pedro para a promoção da recuperação das nossas florestas”, complementa o coordenador.

Publicado em: 08/12/2021 16:14

Créditos: Prefeitura Municipal de São Pedro/Imprensa